A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, um requerimento convocando a secretária da Educação, Regina Tavares, ‘Reca’, para encontro a ser realizado com os pais de alunos da rede municipal de ensino, que iniciaram o movimento “Escolas Abertas Monte Alto”, se unindo à mobilização que teve início na capital paulista.
O requerimento é de autoria da Comissão de Assuntos Relevantes, que acompanha as ações da Secretaria Municipal de Educação para a retomada das aulas presenciais.
A necessidade da convocação surgiu na semana anterior quando, após convite, ‘Reca’ não esteve presente devido a questões de saúde. Dessa forma, a reunião aconteceu apenas com a participação de mães/pais e vereadores, o que levou à solicitação dos representantes do movimento de uma garantia de que o setor educacional se fizesse representado no próximo encontro.
Após aprovação do requerimento, a audiência ficou agendada para terça-feira, dia 10, na Câmara. No entanto, a secretária oficializou à Comissão justificando sua ausência por necessitar de mais tempo para “levantar elementos que compõe a matéria”. Diante da manifestação, a Comissão notificou a secretária para que o encontro possa acontecer na próxima terça-feira, 17, e nova convocação será apresentada.
Os integrantes do movimento, na sua maioria mães, buscam ser ouvidas pela Secretaria de Educação em suas preocupações, dúvidas e questionamentos sobre a reabertura gradual das atividades escolares presenciais em todas as escolas do município – que devem se adequar aos protocolos de higiene e distanciamento estabelecidos pelas autoridades – cabendo às famílias a decisão sobre levar seus filhos para a escola.