A APAE de Monte Alto (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) recebeu justa homenagem na Câmara Municipal, por meio de Moção de Congratulação de autoria do vereador Baltazar Garcia. A homenagem se deu pelo Dia Nacional das APAEs, comemorado em 11 de dezembro.
A entidade local foi fundada em Assembleia realizada no dia 16 de fevereiro de 1995; anualmente, comemora seu aniversário no dia 21 de março, dia em que os membros da diretoria foram empossados.
A APAE é uma organização da sociedade civil, beneficente, sem fins lucrativos, e com atuação nas áreas de educação, assistência social, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo e pesquisa.
Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, com direcionamento à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A APAE de Monte Alto vem aprimorando, cada vez mais, o conhecimento técnico de seus profissionais e ampliando sua estrutura física e capacidade de atendimento. Entre os serviços prestados estão o atendimento Educacional Especializado, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Isabel Bucchi Cestari – mantenedora da entidade no município.
O atendimento na unidade escolar ocorre na modalidade de Educação Especial às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, com síndromes e condutas típicas associadas à deficiência intelectual, conforme autorização de funcionamento da Diretoria de Ensino, com os programas de Ensino Fundamental, Fase I – Escolarização Inicial, Fase II – Sócio Educacional e Educação Especial para o Trabalho.
A APAE de Monte Alto é filiada à Federação Nacional das APAEs e à Federação das APAEs do Estado de São Paulo, das quais recebe orientações, apoio e permissão para o uso dos símbolos e da marca registrada ‘APAE’.
As normas e direcionamento de todas as atividades realizadas, bem como todos os serviços gratuitamente oferecidos à comunidade de Monte Alto e região, são regidas pelo Estatuto Social da Entidade, cuja supervisão é submetida à Federação Nacional.
Os trabalhos da APAE contam com apoio de pessoas da comunidade e famílias da APAE, que compõem a Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Eleitos em Assembleia, de acordo com o Estatuto Social, nenhum membro é remunerado, nem recebe bonificações ou vantagens.
Parte do Movimento APAEANO, a entidade local atende cerca de 200 pessoas com deficiência; os serviços socioassistenciais abrangem serviços de convivência, atendimento de grupo de apoio aos pais e familiares, projetos institucionais de esporte e cultura, oficina da família, inclusão no mercado de trabalho e autodefensoria.