Na 144ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira, a Câmara Municipal concedeu o título de ‘Cidadão Montealtense’ ao Juiz de Direito Dr. Brayher Abrão Barreto. A homenagem foi concedida através do Projeto de Decreto Legislativo n 9/2024, de autoria do vereador Marcos Manzotti e aprovado por unanimidade pelo plenário.
A cerimônia teve início com a leitura do projeto pelo vereador Murilo Jácomo. Em seguida, Manzotti fez uso da palavra para destacar a importância do reconhecimento a pessoas que prestam relevantes serviços ao município, enaltecendo a atuação do homenageado junto ao Ministério Público e à 1ª Promotoria de Justiça de Monte Alto.
Segundo o parlamentar, o trabalho de Dr. Brayher é marcado pelo compromisso com o serviço público, demonstrando competência, dedicação e responsabilidade em prol da justiça.
Nascido em Foz do Iguaçu (PR), o homenageado cursou o ensino básico nas escolas EMEB Antônia Florenzano, EMEF Dr. Raul da Rocha Medeiros e E.E Jeremias de Paula Eduardo, em Monte Alto, graduando-se em Direito pela Universidade de Araraquara (Uniara), em 2015.
Sua trajetória profissional começou ainda em 2012, como estagiário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), especificamente no Fórum montealtense, onde permaneceu por dois anos.
Em 2014, foi aprovado em concurso para estágio no Ministério Público, iniciando sua atuação na 1ª Promotoria de Justiça de Monte Alto. Após obter aprovação na OAB, atuou como advogado por cerca de dois anos
Em 2018, assumiu o cargo de Oficial de Promotoria do Ministério Público, também em Monte Alto, na 2ª Promotoria de Justiça, até subir ao cargo de Analista Jurídico, em 2023.
Em junho deste ano, foi aprovado no concurso do TJ-SP e tomou posse como Juiz Substituto da 42ª Circunscrição Judiciária do Estado, em Jaboticabal, no dia 19 de julho.
Ao discursar, Dr. Brayher expressou sua gratidão pelo título, afirmando: “É uma alegria que não cabe em mim, porque é nesta cidade que eu cresci e conheci pessoas e professores maravilhosos das escolas públicas, que foram a base da pessoa que sou hoje”.
A cerimônia foi acompanhada por autoridades, familiares e amigos do homenageado, que recebeu das mãos do vereador Marcos Manzotti a placa que simboliza a honraria.