
De autoria do vereador Thiago Cetroni, o Projeto de Lei nº 59/2021, que institui no calendário oficial de eventos e datas comemorativas de Monte Alto, o dia 17 de novembro como o Dia Municipal de Conscientização da Prematuridade, foi aprovado por unanimidade na 24ª Sessão Ordinária.
Além do Dia Municipal, fica instituída a “Semana de Conscientização da Prematuridade”, que tem por objetivo o enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias, no contexto do chamado “Novembro Roxo”.
Thiago Cetroni ressalta que o parto prematuro atinge 15 milhões de crianças, todos os anos, ao redor do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem prematuros.
“Crianças prematuras vêm ao mundo antes da hora biológica adequada e lutam pela vida continuamente, superando todos os limites e adaptações necessárias à sobrevivência”, destaca o vereador.
Thiago finaliza dizendo que reconhece a necessidade de orientação e conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças nascidas prematuras e suas respectivas famílias e, por isso, a iniciativa na autoria do Projeto.