Durante a 8ª sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 11/2025, que declara patrimônios culturais imateriais de Monte Alto a Praça “Antônio Serralha” (Praça da Desatadora) e a Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
De autoria da vereadora Ana Lúcia Lombardo e Silva, o projeto ressalta a importância histórica, religiosa e cultural da novena e da praça para a cidade. Além disso, salienta o objetivo de valorizar a tradição e a identidade cultural; estimular o turismo religioso; fomentar ações de promoção e incentivo à continuidade da devoção e das manifestações culturais.
De acordo com a parlamentar, a novena foi criada em 2011 pelo Padre Anderson Mingatos, então pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ao longo dos anos, a celebração foi atraindo cada vez mais fiéis, sendo que, atualmente, são esperadas mais de 8 mil pessoas para homenagear a Santa durante os dias de missa.
O projeto também destaca que, a partir desta devoção, surgiu a ideia da construção de uma estátua de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, com aproximadamente seis metros de altura, na Praça Antônio Serralha, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida.
O conceito de patrimônio cultural imaterial, para a novena e a praça, representa um saber coletivo que atravessa o tempo e fortalece a comunidade local”, destaca Ana Lúcia.
A votação da propositura foi acompanhada pelo secretário de Turismo e Cultura, Murilo da Silva, e pelo diretor de Turismo, Renan Petrasso.