De autoria do vereador Dr. Fabrício Nogales, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 32/2023, que institui no calendário de datas comemorativas e eventos de Monte Alto o “Julho Cinza”, voltado à conscientização, orientação e combate às fake news.
O projeto baseia-se na promoção de ações educativas, que tragam ao conhecimento da população maneiras de inibir e combater as notícias falsas, evitando sua propagação. Desse modo, será possível trazer mais visibilidade ao tema, estimulando a não reprodução desse tipo de mensagem.
Segundo Nogales, quando divulgadas, as fake news causam danos imensuráveis e irreparáveis na vida íntima das pessoas e que, apenas aqueles que são vítimas de tais mensagens, sabem os danos que elas causam.
“As vítimas deixam de interagir com as pessoas, se retraem, se excluem, chegando ao ponto uma depressão profunda, o que pode começar com algo pequeno em um grupo de WhatsApp, ou uma página na internet, pode acabar com a vida de pessoas, e mudá-la para sempre”, acrescenta Fabrício Nogales.
“Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos. Preste atenção na data da publicação, verificando se a notícia ainda é relevante e está atualizada. Leia mais que só o título e o subtítulo, leia a notícia até o fim”, destaca o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, a prática de criar e divulgar as notícias falsas é um ato perigoso pelo fato de que compartilhar informações inverídicas, fotos e vídeos manipulados e publicações de caráter duvidoso, pode trazer um enorme risco à saúde pública, bem como propagar o preconceito e resultar em mortes.
”Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia. Só compartilhe após checar se a informação é correta. Não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo que você compartilha”, finaliza o vereador.