O Projeto de Lei n° 49/2022, de autoria do vereador, Thiago Durigan (foto), que prevê a implantação dos termos de “Cidades Inteligentes” ou “Smart Cities”, foi aprovado por unanimidade na 52ª Sessão Ordinária da Câmara. A proposta é buscar o desenvolvimento do município em todos os setores.
“Cidade Inteligente”, de acordo com o projeto, é aquela que possui inteligência coletiva, que tenha responsabilidade ambiental, que promova o desenvolvimento social e que estimule o crescimento econômico equilibrado por todo o território da cidade.
Distribuição igualitária e inteligente de investimentos, equilíbrio da infraestrutura dos serviços sociais, garantindo o acesso a toda população, desenvolvimento de tecnologias que impulsionem os serviços públicos são princípios a serem respeitados de acordo com a proposta.
Além disso, estimular o desenvolvimento colaborativo; garantir a liberdade de escolha, a livre iniciativa, a economia de mercado e a defesa do consumidor dos serviços urbanos, desenvolver a pluralidade e a eficiência de soluções de serviços, equipamentos e dispositivos no município e fomentar os investimentos externos, se enquadram nos objetivo do projeto.
Thiago comenta que esse projeto prevê recursos provenientes de Parcerias Público Privadas (PPP). “O crescimento da população nas áreas urbanas torna imperativo às cidades um planejamento mais criterioso, uma distribuição equilibrada de recursos e equipamentos, além de um desenvolvimento igualitário pelo seu território”, explica Thiago Durigan. “As Cidades Inteligentes criam um conjunto de possibilidades sem precedentes, que demandam uma regulamentação, ao mesmo tempo em que criam uma possibilidade de buscar soluções com uma visão ampla e global”, finaliza o parlamentar.