Incêndio no “Coloral”, no bairro Jd. Bandeirantes, em 18 de abril
Nessa época do ano, se estendendo até o mês de outubro, o clima fica seco e as chuvas escassas deixam a vegetação suscetível às queimadas. O tempo contribui para a rápida propagação do fogo, causando sérios danos às pessoas e ao meio ambiente.
“A população deve ter consciência de não colocar fogo para limpar terrenos. Além de ser proibido por lei, traz inúmeros problemas à saúde das pessoas que estão em seu entorno, referentes a questões respiratórias e de visão, por exemplo”, destaca o Cabo PM Dinael Ricardo, Comandante da Brigada de Incêndio de Monte Alto. “Além disso, dependendo da localização da área, o fogo acaba trazendo animais silvestres para o perímetro urbano. Já fizemos resgastes de ouriço, tamanduá, cobra, gambá e lagartos, que quando não estão feridos, são devolvidos à mata e, em caso contrário, encaminhados para a Polícia Ambiental de Jaboticabal”, complementa.
Recentemente, um incêndio de média proporção na região conhecida como Coloral, próxima ao Jardim Bandeirantes, queimou cerca de dois hectares de mata. “Ali, ainda tivemos um agravante, pois no mesmo momento, atendíamos uma ocorrência de grande porte em região oposta ao Bandeirantes. Utilizamos todo o nosso efetivo, além de funcionários que estavam de folga. Tivemos ainda o apoio do Caminhão Pipa da Prefeitura nesta ação”, destaca Dinael. Apesar deste, e de outros casos já relatados em 2016, não foi registrada nenhuma vítima.
O efetivo montealtense é composto por três motoristas e quatro brigadistas. “Mesmo sendo pequenos, atendemos toda a cidade. Não deixamos nenhuma solicitação sem ação. Estamos sempre em constante atualização. Nos dias 12 e 13 de abril, ao lado de brigadistas de toda a região, participamos de um curso na Defesa Civil de Ribeirão Preto, com aulas praticas e teóricas”, comenta Dinael.
Denúncias sobre queimadas irregulares devem ser feitas imediatamente à Brigada. “A população pode sempre contar com nosso apoio. E, por outro lado, contamos com a consciencia dos munícipes durante este período. A prevenção é sempre a melhor ação”, finaliza Dinael. O telefone da Brigada é (16) 3241-2513.
COMO PREVENIR QUEIMADAS – Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade; Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela; Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas; Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais.
Ocorrências da Brigada de Incêndio em 2016
Janeiro Fevereiro Março Total
Auxílio a Instituição Pública 15 8 7 30
Fogo em Mato 11 24 21 56
Animal em situação de risco
ou oferecendo risco 21 23 30 74
Outros (corte de árvores/
retirada de abelhas) 13 12 4 29
Total 60 67 62 189