Funcionária pública, brigadista e bombeira civil em Monte Alto há dez anos, Aparecida Paschoalina Oliveira Kanasiro, ‘Cida’ (fotos), é autora do projeto “Brigada Mirim”. A proposta está oficialmente pronta, porém ainda falta a aprovação do Poder Executivo do município.
O programa visa acolher e beneficiar crianças e adolescentes das classes sociais menos favorecidas, proporcionando a eles o ensino de práticas civis e fornecendo instruções corretas de como agir em situações de emergência.
De acordo com a proposta, os atendidos pelo projeto serão instruídos a tomar as melhores decisões diante de situações que envolvam casos de vazamento de gás, casos de incêndio, aparição de algum animal peçonhento, bem como passar orientações sobre noções básicas de primeiros socorros, para qual número ligar em casos de emergência entre outras providências.
O projeto, segundo ‘Cida’, não é exclusivo somente para casos de incêndio, mas também para formar cidadãos conscientes. Em entrevista, a autora da proposta comenta “O programa Brigada Mirim representa como alternativa de integração social para as crianças e adolescentes de Monte Alto e de outras cidades multiplicar ideias de segurança e convivência social, afastando-os dos meios violentos”.
“Esse projeto é um sonho. E quando temos um sonho, a gente tem que correr atrás”, e acrescenta “Quero passar para essas crianças o meu conhecimento, para que desse projeto saia um brigadista, um bombeio civil, um técnico de segurança do trabalho”, pontua ‘Cida’, que buscará apoio junto às Associações de Bairros, a fim de consolidar e iniciar, de fato, o projeto.