Por Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2022 terminou com dois títulos para a equipe Honda Racing: Bissinho Zavatti, na categoria Moto 2, e Tiago Wernersbach, na Brasil. A classificação final, divulgada nesta terça-feira (13/12), é composta pelos pontos somados no Rally Minas Brasil, Rally RN 1500, Rally Jalapão, Sertões e Rally Caminhos da Neve. Este último foi realizado na semana passada (dias 8 e 9/12), em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além do bicampeonato consecutivo na Moto 2, Bissinho Zavatti ficou com o vice-campeonato na geral das motos. “A temporada foi muito boa. Trabalhei bastante e com muita dedicação para isso. Fiquei muito feliz com os resultados de todas as competições e com o grande trabalho de todo o time Honda. Sou muito grato em fazer parte dessa família”, ressalta o piloto paulista de 36 anos, vencedor da 30ª edição do Sertões, o maior do mundo neste ano em trechos cronometrados. Ele acelerou a motocicleta CRF 450RX.
Vencedor de todas as provas do Rally Cross Country na classe Brasil, exclusiva para modelos nacionais, com a CRF 250F, Tiago Wernersbach celebrou o bicampeonato brasileiro. “Essa conquista é muito importante na minha carreira. Comecei no enduro, modalidade na qual fui três vezes campeão brasileiro com essa moto. Este é o meu segundo ano no rally e venci duas vezes. Isso mostra que estou me saindo muito bem e estou gostando bastante dessa aventura”, comenta o capixaba de 28 anos. Na classificação geral do campeonato, ele ficou na 11ª posição.
A Honda Racing fez dobradinha na Moto 2, com o vice-campeonato de Gabriel Soares “Tomate”, em seu primeiro ano no rally. “Foi uma temporada de muito aprendizado e bem produtiva. Consegui ser também campeão brasileiro de Rally Baja na geral e Moto 2, além de vice-campeão na Moto 2 e quarto colocado na geral do Sertões no Rally Cross Country. Posso afirmar que me sinto um piloto mais completo na transição do motocross, enduro, enduro de regularidade e agora no rally, com títulos em todas as modalidades que passei”, lembra o piloto mineiro de 25 anos, que terminou o campeonato em quarto na geral das motos.
Quem também ficou feliz com o seu primeiro ano na equipe Honda Racing Brasil de Rally foi o argentino Martin Duplessis, vice-campeão da Moto1 e terceiro colocado na geral das motos. “Foi tudo novo para mim. O rally aqui é bem diferente do que estava acostumado. Não é fácil vir de outro país e chegar ganhando, como foi no Sertões na Moto 1. Aprendi muito com ajuda dos meus companheiros, chefe de equipe e todos do time. Estou feliz em encerrar este ano muito bom e importante na minha carreira”, conta o piloto de 33 anos, que tem no currículo o título de campeão sul-americano de rally.
Um dos pilotos mais vitoriosos do Rally Cross Country no Brasil, decacampeão nacional e dono de sete títulos na geral das motos no Sertões, Jean Azevedo encerra a temporada 2022 com a quarta colocação na Moto 1 e o sexto lugar na geral. “O ano foi positivo para a equipe Honda Racing na modalidade, com a conquista desses dois títulos no Campeonato Brasileiro. Conseguimos finalizar bem a temporada e parabenizo a todos do time”, finaliza o paulista de 48 anos.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.