
O vereador Baltazar Garcia, através de propositura aprovada por unanimidade, manifestou congratulação aos vencedores do Concurso Literário da AML – Academia Montealtense de Letras.
Aline Bassoli venceu na modalidade Conto, sob o título “Um estranho na madrugada” e Gilliard Feneric, na modalidade Poesia, venceu com o título “Violão Amigo”. Ambos estiveram na Sessão Ordinária, acompanhados de seus familiares e do escritor e presidente da AML, Marco Buzeto, onde receberam um certificado do autor da Moção de Congratulação.
Baltazar Garcia, na propositura, ressalta a importância da AML como entidade promotora do evento e que, além de revelar talentos literários em Monte Alto, busca promover o acesso e o conhecimento da cultura literária à comunidade.
Em março desse ano, a AML divulgou o concurso, com inscrições até junho e divulgação dos contemplados em setembro. Foram oito inscritos e dois finalistas que, juntos, foram contemplados mantendo-se a paridade de gênero entre os inscritos.
“O concurso da AML promove visibilidade e reconhecimento a trabalhos de valor literário produzidos em Monte Alto, por escritores e escritoras de destaque, tanto iniciantes quanto aqueles já consolidados no universo literário nacional”, salienta Baltazar.
De acordo com ele, a literatura é vista como um dos elementos de construção do pensamento social, já que almeja uma direção para os verdadeiros valores da nacionalidade, ao evidenciar crenças e percepções pessoais, possibilitando que os seres humanos possam refletir no seu modo de ver a vida e estar no mundo.