AVCC: entidade pede contribuição para o trabalho diário

Atualmente, 88 pacientes são assistidos pela entidade montealtense, que está localizada, há mais de 13 anos, na parte inferior do Mercado Municipal
                                                                                     Foto: Elton Barroso/Jornal Tempo

delza

Voluntários da AVCC na ocasião em que a Associação comemorou seus 15 anos

São 15 anos de trabalho diário, voluntário, recebendo carinho como forma de pagamento. Assim, há uma década e meia, a AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer, cuida de pacientes montealtenses que voltam para os seus lares após o primeiro tratamento da doença no Hospital de Barretos.
A história começou em 2001, após um pedido à cidades da região por parte de Luiz Antônio Zardini, gerente de captação de recursos do Hospital. Em Monte Alto, o pedido chegou ao Padre Lanza (hoje Bispo), na época, Pároco da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Dele veio o contato com pessoas que formaram a primeira turma de voluntárias, sendo eleita como presidente, Maria do Camo Irochi Coelho e sua diretoria, que permaneceram por dois anos, e até hoje, a cada igual período, são eleitos novos membros para a diretoria. Hoje são 16 pessoas atuantes na Associação.
“A AVCC surgiu da necessidade de acolhimento do paciente ao sair do Hospital e retornar à cidade, tanto na questão financeira quanto emocional”, destaca Delza Menani, voluntária desde o primeiro dia e presidente da Associação até o final de 2016. “Suprimos a necessidade básica de cada paciente em alimentação e itens essenciais tais como remédio, fralda, protetor solar, dentre outros”, complementa.
O Hospital é o responsável por dar o encaminhamento ao paciente. “Assim que chegam, fazemos uma ficha e o seu cadastro. A retirada dos itens acontece a partir do dia 2 do mês seguinte. Temos uma planilha com a necessidade de cada um dos 88 pacientes atendidos atualmente. Ninguém sai da AVCC de mãos limpas”, acrescenta Delza.
SENTIMENTO – “Temos quatro pessoas que foram visitadas logo na primeira semana e que até hoje recebem o acompanhamento. Não significa que estejam curadas, mas tiveram a melhora e puderam seguir suas vidas. Algumas, inclusive, receberam prognósticos de poucos meses de vida”, comenta Delza. “São 15 anos de contato diário. Temos momentos difíceis como quando é necessário confortar a família sobre a ausência do ente querido; há ainda os bons, quando a pessoa nos procura para devolver a sua ficha e nos diz ‘recebi alta’”. Para Delza, “amar, doar-se a serviço do outro é bom para a própria alma. Você faz para o outro e para si próprio, suaviza seu coração e encontra forças e coragem para levar a esperança àqueles que vêm ao nosso encontro. Coloquemo-nos nas mãos de Deus e façamos a sua vontade para que Ele abençoe e ilumine a todos e que vivamos para sua honra e glória”.
TRABALHO – As reuniões da AVCC acontecem sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. Após passarem pelo Salão Paroquial da Matriz do Senhor Jesus, COC Deodoro e sala anexa ao antigo prédio do Jornal O Imparcial, a Associação está na parte inferior do Mercado Municipal há mais de 13 anos. A Prefeitura de Monte Alto cedeu o espaço; hoje, um brechó de roupas que funciona permanentemente, cuja renda também é destinada a cobrir as despesas da AVCC. “Aceitamos qualquer tipo de doação, tanto alimento como roupas. Além disso, o interessado em ajudar pode contribuir por meio de nossos carnês mensais. Só temos a agradecer a receptividade do povo de Monte Alto, que sempre colabora com nossos projetos. Clubes de serviços e Igrejas também são parceiros regulares. A todos, o nosso muito obrigado”, finaliza Delza.
SERVIÇO – AVCC está localizada no Mercado Municipal, funciona de segunda à sexta das 14 às 17 horas, telefone (16) 3243-2107.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no