Vice-prefeito de Monte Alto, João Paulo Rodrigues, apresentou ideias para o local
Montealtenses ao lado de representantes da região durante a reunião
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Taquaritinga, aconteceu na noite de segunda-feira, 29 de setembro, uma Audiência Pública para tratar da recuperação e proteção da Serra do Jaboticabal. O local teve vários focos de incêndio nas últimas semanas, que destruíram grande parte da mata nativa.
Monte Alto foi representada pelo vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues e por Eliane Camilo, membro COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Participaram também representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Executivo e Legislativo, ONGs, Defesa Civil, OAB, Clubes de Serviços, produtores rurais e cidadãos interessados.
“Além de ações pontuais, devemos principalmente trabalhar com a prevenção. É necessário uma união de forças políticas regionais para que consigamos transformar a Serra do Jaboticabal em uma APA – Área de Proteção Ambiental, ou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural”, afirmou João Paulo. “A característica marcante das APAs é a possibilidade de manutenção da propriedade privada e do estilo de vida tradicional da região, em que programas de proteção à vida silvestre podem ser implantados, sem haver necessidade de desapropriação de terras. Já a RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza”, complementou.
Ao final da reunião, ficou definido que o próximo passo será uma compilação das propostas e uma reunião futura com os representantes dos municípios e elaboração de um Plano de Contingência Regional. “Vamos trabalhar com a prevenção, para que no futuro os possíveis incêndios causem o menor prejuízo possível na biodiversidade local”, finalizou o vice-prefeito montealtense.