Ator montealtense Rani Guerra ganha destaque com o “Teatro na Janela”

Neste mês, Grupo Esparrama, comemora dois anos de ocupação do Minhocão em São Paulo

Neste mês, Grupo Esparrama, comemora dois anos

de ocupação do Minhocão em São Paulo

 

                                                                                                         Fotos: Sissy Eiko

 

No dia 17 de novembro de 2013, o Grupo Esparrama abria pela primeira vez a sua janela, e estreava o seu espetáculo, criado especialmente para esse espaço. Com uma intervenção cênica realizada na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, o grupo convidava o público passante para se aproximar e assistir a um inusitado espetáculo, a cerca de dez metros de distância, se acomodando nesse viaduto, que aos domingos é fechado para os carros e aberto para que a população ocupe de diversas formas. Nesse dia estreava o espetáculo Esparrama pela Janela, com a ideia inicial de surpreender o público passante e frequentador do Minhocão, com pílulas de arte e bom humor, ressignificando esse espaço público, transformando-o em um local de convívio com a arte. 
Com cerca de trinta pessoas na plateia o espetáculo foi apresentado pela primeira vez e iniciou uma jornada de apresentações de forma independente, permitindo ao grupo experimentar essa nova possibilidade do fazer teatral. Ao longo das apresentações, pessoas de outros bairros e até outras cidades foram se aproximando, e engrossando o coro, fazendo com que essa ocupação se tornasse mais forte e mais potente. Atraindo os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e da população, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu projeto na janela, e, ainda com o projeto sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.
Criado em 2012, o Grupo Esparrama é formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e pelo ‘montealtense’ Rani Guerra.
HISTÓRIA – Nascido em São Raimundo Nonato, Piauí, em 18 de março de 1983, Rani conta a sua história com a cidade de Monte Alto “Sempre tive o coração dividido entre duas cidades, São Raimundo onde nasci e Monte Alto, onde cresci. Cheguei em Monte Alto aos 6 anos, e nesta cidade vivi 11 anos. Aos 17 anos fui estudar teatro em Tatuí. Durante esse período, morei no melhor bairro de Monte Alto, o Jardim Alvorada. Tenho muito orgulho de ter me formado na escola do bairro, Escola Juventina Pena Campos! Em Tatuí me formei em Artes Cênicas e Canto Lírico, e em 2004 fui para São Paulo. Na semana em que cheguei à São Paulo, me inscrevi em uma seleção da Cia Circo de Bonecos, que na época havia aberto testes para atores cantores e manipuladores. Fui selecionado e integrei a companhia durante oito anos. A Cia. Circo de Bonecos é uma companhia incrível, especializada em teatro infantil e que mistura palhaço com bonecos. Em 2012, nasce o Grupo Esparrama, que formei juntamente com Iarlei Rangel, Kleber Brianez e Lígia Campos. Mais tarde se juntou a nós Luciana Gandelini, e hoje ao todo somos cinco membros”.
COMEMORAÇÃO – Agora, o Esparrama dá continuidade ao seu projeto na janela, e convida o público para uma grande celebração, comemorando o aniversário de dois anos de intervenções e ocupação do Minhocão. O grupo faz uma temporada especial, ocupando pela primeira vez o Minhocão aos sábados. Mais informações: facebook.com/esparrama.

 

Rani Guerra em ação no “Teatro na Janela” no Minhocão em São Paulo

 

 

 


 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no