Neste mês, Grupo Esparrama, comemora dois anos
de ocupação do Minhocão em São Paulo
Fotos: Sissy Eiko
No dia 17 de novembro de 2013, o Grupo Esparrama abria pela primeira vez a sua janela, e estreava o seu espetáculo, criado especialmente para esse espaço. Com uma intervenção cênica realizada na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, o grupo convidava o público passante para se aproximar e assistir a um inusitado espetáculo, a cerca de dez metros de distância, se acomodando nesse viaduto, que aos domingos é fechado para os carros e aberto para que a população ocupe de diversas formas. Nesse dia estreava o espetáculo Esparrama pela Janela, com a ideia inicial de surpreender o público passante e frequentador do Minhocão, com pílulas de arte e bom humor, ressignificando esse espaço público, transformando-o em um local de convívio com a arte.
Com cerca de trinta pessoas na plateia o espetáculo foi apresentado pela primeira vez e iniciou uma jornada de apresentações de forma independente, permitindo ao grupo experimentar essa nova possibilidade do fazer teatral. Ao longo das apresentações, pessoas de outros bairros e até outras cidades foram se aproximando, e engrossando o coro, fazendo com que essa ocupação se tornasse mais forte e mais potente. Atraindo os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e da população, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu projeto na janela, e, ainda com o projeto sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.
Criado em 2012, o Grupo Esparrama é formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e pelo ‘montealtense’ Rani Guerra.
HISTÓRIA – Nascido em São Raimundo Nonato, Piauí, em 18 de março de 1983, Rani conta a sua história com a cidade de Monte Alto “Sempre tive o coração dividido entre duas cidades, São Raimundo onde nasci e Monte Alto, onde cresci. Cheguei em Monte Alto aos 6 anos, e nesta cidade vivi 11 anos. Aos 17 anos fui estudar teatro em Tatuí. Durante esse período, morei no melhor bairro de Monte Alto, o Jardim Alvorada. Tenho muito orgulho de ter me formado na escola do bairro, Escola Juventina Pena Campos! Em Tatuí me formei em Artes Cênicas e Canto Lírico, e em 2004 fui para São Paulo. Na semana em que cheguei à São Paulo, me inscrevi em uma seleção da Cia Circo de Bonecos, que na época havia aberto testes para atores cantores e manipuladores. Fui selecionado e integrei a companhia durante oito anos. A Cia. Circo de Bonecos é uma companhia incrível, especializada em teatro infantil e que mistura palhaço com bonecos. Em 2012, nasce o Grupo Esparrama, que formei juntamente com Iarlei Rangel, Kleber Brianez e Lígia Campos. Mais tarde se juntou a nós Luciana Gandelini, e hoje ao todo somos cinco membros”.
COMEMORAÇÃO – Agora, o Esparrama dá continuidade ao seu projeto na janela, e convida o público para uma grande celebração, comemorando o aniversário de dois anos de intervenções e ocupação do Minhocão. O grupo faz uma temporada especial, ocupando pela primeira vez o Minhocão aos sábados. Mais informações: facebook.com/esparrama.
Rani Guerra em ação no “Teatro na Janela” no Minhocão em São Paulo