
Uma estrutura de apoio ao Pronto Socorro Municipal denominada ‘Enfermaria de Permanência’ foi montada no Salão do Asilo São Vicente de Paulo por precaução ao número excessivo de leitos ocupados no Pronto Socorro Municipal e na Santa Casa de Monte Alto.
O responsável técnico do SAMU e de Urgência e Emergência, Vagner de Grandi afirma que a estrutura começou a ser pensada ainda no ano passado, enquanto já havia uma preocupação caso o número de casos viesse a aumentar de forma considerável: “Essa estrutura começou a ser pré-montada no ano passado, em que o número de pacientes começou a subir. Alguns responsáveis como o Dr. Kamel, Dr. Augusto e secretária da Saúde pensaram em uma alternativa caso o Pronto Socorro e a Santa Casa tivessem um ‘boom’ muito grande, ou seja, excedesse a capacidade de atendimento”, destaca ele.
A estrutura ocupa dez leitos, sendo um deles de UTI, que estão à disposição de pacientes que aguardam vagas do Pronto Socorro ou da Santa Casa de Monte Alto. O suporte durante o ano de 2021 é maior do que quando a estrutura começou a ser pensada no ano passado. “Está sendo montada uma listagem de profissionais, incluindo médicos e enfermeiros para ajudarem os pacientes necessitados”, explica Vagner.
A estrutura vem de uma iniciativa a fim de suprir as necessidades de atendimento aos contagiados com a COVID-19 e foi argumentada de forma interna, visto que a própria instituição dos responsáveis pela saúde pública do município buscava alternativas para ajudar a população.