Com informações do Araraquara Agora
A secretária de Saúde Eliana Honain trouxe uma boa notícia na manhã desta terça-feira, 10 de março, em Araraquara. A cidade confirmou 85 novos casos de coronavírus, número que corresponde a uma diminuição de 20% dos índices de confirmações.
Esse é um dos melhores resultados desde que a pandemia se intensificou na cidade com a chegada da variante brasileira, chamada de P1. Foram analisadas 378 amostras coletadas em unidades de saúde e na UPA da Vila Xavier e 75 delas retornaram positivas para a doença.
O município, portanto, ainda enfrenta uma crise hospitalar. A taxa de ocupação dos leitos chegou a 100% nas últimas semanas e, segundo a prefeitura, a situação pode ter relação com a identificação da nova variante do vírus em 29 pacientes.
“A gente saiu de quase 50% dos testes positivados para 23%. Hoje, estamos colhendo os frutos do ‘lockdown’ com a diminuição do número de casos. Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social”, avalia a secretária Eliana.
A meta principal do lockdown era diminuir a circulação do vírus; a medida teve início na cidade no dia 21 de fevereiro.
O principal indicador, segundo a secretária de Saúde, não é o número absoluto de casos e sim o percentual de positivos entre os testados. Nos quatro dias anteriores ao lockdown, de 18 a 21 de fevereiro, esse percentual variava entre 37% a 49%, já nos últimos quatro dias, no período de 4 a 7 de março, variou de 19% a 26%, ou seja, uma média de 20%.
A secretária ainda acredita que a nova cepa do vírus irá mudar a forma de combater a doença. “Nós teremos que tomar medidas mais rígidas, e não somente Araraquara, mas que o estado e o país também terão que tomar. Há um grupo de estados que está se unindo para medidas mais rígidas diante do caos que já se instalou”, finalizou ela.
Com informações do Araraquara Agora.