Por G1
O fim do inverno tem sido quente na região de Ribeirão Preto (SP) e os últimos dias da estação que deveria ser a mais fria do ano devem seguir com temperaturas acima dos 30ºC.
Barretos (SP), Ribeirão, Ituverava (SP) e Pradópolis (SP) registraram temperaturas acima de 36ºC na tarde desta quarta-feira (13) e a umidade relativa do ar despencou nestas cidades (veja mais abaixo).
Segundo o Climatempo, isto aconteceu por conta do efeito pré-frontal, que costuma ser registrado um dia ou horas antes da chegada de uma frente fria em uma região. É quando o ar esquenta e o calor fica acima do normal.
Veja quais cidades da região registram as maiores temperaturas na quarta-feira:
- Barretos: 37,6ºC
- Ribeirão Preto: 37ºC
- Ituverava: 36,8ºC
- Pradópolis: 36,7ºC
Em Barretos, a umidade do ar chegou a 13%, menor média registrada no ano. Ribeirão, Ituverava e Pradópolis tiveram índices próximos a 18%.
Nesta quinta-feira (14), a tendência é que as temperaturas caiam, pelo menos, 5ºC. O dia continua abafado, mas a máxima em Ribeirão não deve ultrapassar os 30ºC, bem diferente dos 37ºC registrados um dia antes.
Ainda há a possibilidade de chuva na cidade, com precipitação de 16 mm.
Isso acontece por conta da passagem de uma frente fria na região, e pode chover de forma generalizada em, pelo menos, cinco cidades.
As máximas chegam a 30ºC em Jaborandi (SP), 29ºC em Monte Alto (SP) e 28ºC em Luiz Antônio (SP).
Veja onde pode chover nesta quinta-feira:
- Monte Alto (SP): precipitação de 12 mm
- Jaborandi (SP): precipitação de 12 mm
- Luís Antônio (SP): precipitação de 16 mm
- Ribeirão Preto: precipitação de 16 mm
Na sexta-feira (15), a chuva deve ir embora e a manhã promete começar mais fresca. A mínima em Ribeirão deve ficar em torno de 15ºC e a máxima, em 29ºC.
Em Franca (SP), ainda há previsão de chuva e a máxima também deve ficar em torno de 29ºC.
Os termômetros voltam a subir na próxima semana, principalmente com a chegada da primavera. Em Guariba (SP), na terça-feira (19), a previsão é de 38ºC.