
As APAES que fazem parte do Conselho Regional receberam na terça-feira, 24, a doação de 160 cadeiras de rodas. Abrindo a solenidade de entrega, que foi realizada no auditório da Casa da Engenharia, do CREA-SP, localizada no Residencial Barbizan, a presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, Cristiany de Castro, falou sobre a LBI – Lei Brasileira da Inclusão, e os desafios para o Movimento Apaeano.
Estiveram presentes representantes das 15 APAES contempladas com as doações, autoridades locais como o prefeito municipal João Paulo Rodrigues, o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti, os vereadores João Picolo e Maria Helena Rettondini. Além da unidade de Monte Alto, foram beneficiados os alunos das APAES de Américo Brasiliense, Araraquara, Barretos, Borborema, Colina, Guaíra, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Ribeirão Bonito, Rincão, Taquaritinga. A doação de cadeiras de rodas aconteceu graças à parceria realizada, em 2014, entre a FEAPAES-SP e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Em sua palestra, Cristiany de Castro, advogada com larga experiência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, falou da Lei nº 13.146/2015, que entrou em vigor em janeiro de 2016 e marcou o início de um novo olhar sobre os milhares de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência. Também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, ela marca e afirma a autonomia e a capacidade dessas pessoas para que exerçam atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas. “Nós temos uma legislação muito avançada, precisamos fazer com que esses direitos sejam garantidos no dia a dia, que a pessoa com deficiência seja vista como pessoa humana que deve ter seus direitos preservados”, comentou.
Já o presidente da APAE de Monte Alto, Francisco Inocêncio Pereira ressaltou a importância de cada um fazer a sua parte como cidadão. “As APAES precisam do apoio das pessoas comuns para que continuem prestando este importante serviço”.
