Responsável por mais de 200 atendimentos a pessoas com deficiência por dia, e 600 familiares envolvidos, a APAE Monte Alto – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – em festa na terça-feira, 21 de março, data em que completou 22 anos de sua fundação. Um animado ‘parabéns a você’, com direito a bolo e pipoca, foi cantado em coro pelos alunos da instituição, juntamente com a presidente, Maria Isabel Buchi Cestari, diretora Simone Folador, professores, funcionários e convidados, entre eles a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciane Alexandre.
Referência no atendimento especializado à pessoa com deficiência intelectual e múltipla para Monte Alto e região, a APAE tem atuação em três áreas distintas, abrangendo Assistência Social, Educação e Saúde.
A APAE desenvolve diferentes ações socioassistenciais, atuando diretamente na defesa e garantia de direito orientando as famílias e as pessoas com deficiência ali atendidas; atua no fortalecimento de vínculo e na busca constante por atividades que beneficiem os usuários dos serviços oferecidos a fim de contribuir para a qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania. Oferece atendimento educacional especializado além de serviços de atendimentos continuados na área da saúde, gratuitamente, nos setores de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e atendimento complementar de hidroterapia e hipoterapia, enfermagem, odontologia, neurologia e nutrição.
“Temos também atendimentos na área de Assistência Social com projetos de esporte e arte, inclusão no mercado de trabalho e atividades de recreação e lazer, visando o desenvolvimento, qualidade de vida e a inclusão social da pessoa com deficiência. Trabalhamos com o fortalecimento de vínculo familiar, além de desenvolver um trabalho contínuo e permanente junto à comunidade”, comenta a diretora Simone Follador de Oliveira. “A APAE agradece o apoio de todos durante esses 22 anos, afinal, não teríamos conseguido sem a ajuda de vocês”, finaliza.