Por meio dos Projetos de Lei nº 107/2023 e 108/2023, o vereador Marcos Manzotti, homenageou duas personalidades do município durante a 101ª sessão ordinária.
A primeira delas é Antônio Calió, que terá seu nome na rua projetada no prolongamento da rua Marechal Rondom, no Central Park. Nascido em Monte Alto no dia 4 de outubro de 1928, o homenageado era filho de João Calió e Izabel Barroso Calió.
Casou-se com Josepha Capellanes Calió, em 1952. Com ela, Antônio teve seus quatro filhos: Izildinha, casada com Carlos Fernando Serafim; Maria Ignês, casada com Laércio Barbizan; Valdecir, casado com Luzia Nogales e Izabel, casada com Gardner Aleixo.
Sua trajetória profissional teve início aos 14 anos, quando ingressou na oficina dos irmãos Bertoz, como aprendiz de ferreiro. Na condição de ferreiro oficial, transferiu-se para a oficina dos irmãos Bissoli. Encerrou sua carreira na Lanfredi, em 1990, após 48 anos dedicados ao labor.
Tinha o costume de afirmar que era um vencedor e se orgulhava de exercer seu ofício, ‘o último ferreiro vivo’, dizia. Desde o início de seu trabalho, jamais deixou-se ficar desempregado, por qualquer período que fosse.
Morreu no dia 7 de setembro de 1999, poucos dias antes de completar 71 anos. Ele deixou esposa, filhos, genros, noras e também dez netos. “Um exemplo genuíno de montealtense, é mais que merecida essa justa homenagem, que será para sempre perpetuada em nossa querida cidade de Monte Alto”, afirmou o autor do projeto.
O segundo denomina José Carlos Pauletti a rua projetada no prolongamento da rua 15 de Maio, também no Central Park. Filho de Antônio Pauletti e Eudoxia Camargo Pauletti, o homenageado nasceu no dia 23 de novembro de 1938. Foi casado com Maria Aparecida Pauletti, com quem teve seus cinco filhos. Meire e Milton morreram aos onze meses de vida.
A terceira filha do casal, Márcia Aparecida Pauletti Barbizan, é casada com Precédio Luiz Barbizan; o quarto filho é Milton Carlos Pauletti, casado com Eva Vilma de Souza; Sérgio Pauletti, o quinto filho, morreu ao nascer.
Homem comum, repleto de virtudes e defeitos, José Carlos foi um embalsamador de aves e animais, além de ter sido conhecido como um grande contador de histórias, pescador e um exímio atirador.
Ele faleceu aos 73 anos, no dia 23 de dezembro de 2011. “Um montealtense muito conhecido e a família, uma das mais antigas, pioneira nesta cidade. Merecida e justa essa homenagem que será para sempre perpetuada em nossa querida cidade de Monte Alto”, finaliza o vereador Marcos Manzotti.
Familiares dos homenageados marcaram presença na sessão, onde acompanharam a discussão, leitura e votação unânime dos Projetos de Lei.