A noite de quinta-feira, 18, foi especial para os 165 alunos da escola Senai ‘Oscar Lúcio Baldan’, com a entrega de seus certificados de conclusão de curso durante solenidade de formatura realizada na quadra do Sesi.
Pais, convidados, representantes do Senai, além de membros dos Poderes Executivo e Legislativo marcaram presença na ocasião. A banda da escola Senai ‘Henrique Lupo’, de Araraquara, foi a encarregada de abrir a celebração.
No total, 46 alunos se formaram no curso de Administração; 63 no de Eletricista Industrial e 56 na capacitação de Mecânico de Usinagem Convencional. Todos os cursos tiveram duração equivalente a 800 horas, ou 1 ano.
Presente na ocasião, a prefeita Maria Helena Rettondini foi a escolhida para ser a paraninfa das turmas de formandos.
“É um momento especial para estes formandos que nós temos hoje. Estamos aqui, olhando jovens que terminaram um ciclo no Sistema S com muito louvor; que estão concluindo um curso em uma escola de grande qualidade, como a nossa”, destacou a chefe do Executivo. Ela ainda aproveitou o momento para “agradecer a honra de ser a representante das turmas”.
EM REFORMA – Vale lembrar que o prédio do Senai está passando, atualmente, por uma série de reformas e ampliações.
O investimento nas obras do local supera R$ 2,2 milhões; desse montante, R$ 560 mil foram devolvidos pela Câmara Municipal, em 2021, após o término do mandato presidido pelo vereador José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’.
Com a reforma, a unidade municipal terá sua área útil ampliada de 984 m² para 1.620 m², o que corresponde a uma ampliação de 65% do espaço. Terminados os trabalhos, das 176 vagas ofertadas atualmente, o local passará a receber 208 alunos, sendo 18% a mais.
Haverá, também, um ‘upgrade’ nos cursos de Mecânico de Usinagem Convencional a Mecânico de Usinagem e de Eletricista Industrial para Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, que passarão a contar com novos equipamentos, bem como suas cargas horárias dobradas, passando de 800 para 1.600 horas. Um novo curso deverá ser aberto pela escola: Mecânico de Manutenção; além disso, o curso de Almoxarife continuará sendo ministrado no local.
Enquanto vereadora, Maria Helena esteve, em 2019, juntamente com representantes do Executivo e Legislativo na Fiesp. Com a reforma da unidade, a Fundação sinalizou o envio de novos equipamentos, culminando num acervo de mais de 500 itens. Em 2021, a prefeita retornou ao Sistema S para discutir o início do serviço, que se encontrava parado. Logo após, as obras foram retomadas e encontram-se, atualmente, em curso.