O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – teve seu primeiro dia de provas realizado no último domingo, 13, em todo o Brasil. A prova contou com questões relacionadas às áreas de linguagens, ciências humanas e redação teve duração total de 6 horas.
Em entrevista ao Jornal O Imparcial, alunos do 3º ano Cdo Ensino Médio da escola estadual Jeremias de Paula Eduardo, que prestaram o Enem em seu primeiro dia, relatam como foi a preparação para a prova: “Estudei de maio até novembro. Assistia a vídeo aulas, lia a apostila e fazia exercícios”, comenta Vitória Lanza, de 18 anos.
“Em três meses, eu assistia a vídeo aulas, fazia anotações e praticava exercícios”, explica Isabelli Rodrigues, 18. Kawan Takamiya, 18, diz que focou na realização de exercícios: “Quando tinha dúvida em alguma matéria que foi passada, eu estudava em casa, mas não com a mesma pergunta, mas através de outras para ver se eu compreendia a fórmula ou a conclusão daquilo”.
A redação deste ano, trouxe como tema os “Desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil” e foi considerado, pelos entrevistados, um tema com dificuldade média. Os alunos também ressaltaram que este tópico é de extrema importância e que deve se fazer mais presente nas discussões no país.
Em relação à prova, os alunos disseram que sentiram uma dificuldade maior na área das Humanas. Além disso, os jovens salientaram a presença de textos longos no exame, o que, segundo eles, acabou tornando cansativa a realização da prova. “As questões tinham textos longos e perguntas longas. O que era para levar dois, três minutos para responder, acabava levando, mais ou menos, cinco minutos”, conta Kawan.
Neste domingo, 20, milhares de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares irão realizar o segundo dia de exame, que desta vez, trará questões de matemática, física, química e biologia. “Estou esperançoso, porque matemática é mais a minha área”, comenta Kawan. “Não estou muito confiante. Não gosto de matemática e física. Química e biologia eu gosto mais ou menos”, pontua Victória.
Presente em sala de aula no momento da entrevista, a professora de Geografia Milena Bravo aproveitou para deixar um recado aos estudantes que farão a prova neste domingo: “Comece pela área que você julga mais fácil e gaste mais tempo nela. Aquelas questões que vocês não têm noção de como fazer, não percam tempo tentando resolver; façam as outras e voltem nelas depois. Foquemnaquilo que vocês tem mais conhecimento, depois vocêsretoma aquelas que têm mais dificuldade”.