Alunos das escolas municipais voltam às salas de aula na próxima quinta-feira, 3

Em entrevista ao Imparcial, a secretária de Educação, Ana Lombardo, fala sobre o planejamento e protocolos previstos para um retorno seguro

Assim como diversos setores, a Educação precisou lidar com os inúmeros desafios impostos pela pandemia, fazendo com que os gestores se desdobrassem ao máximo para que os prejuízos não fossem tão grandes aos alunos. Após o longo período, os alunos das escolas municipais se preparam para retornar presencialmente às escolas na próxima quinta-feira, 3.

O Imparcial: O retorno será 100% presencial? Será exigido comprovante de vacinação por parte de alunos?
Ana: Sim, nosso retorno será totalmente presencial. No dia 24/01, em reunião com a Presidente do Conselho Municipal de Educação, o representante da Vigilância Sanitária, Secretária de Saúde e um membro do Legislativo, chegamos à conclusão de que podemos sim ter um retorno seguro e tranquilo para nossos alunos. Não será exigido comprovante da vacina contra a Covid-19 para as crianças, já que não há obrigatoriedade até a presente data.

Imparcial: Qual o planejamento e preparativos feitos pela equipe da Secretaria de Educação para o retorno seguro às aulas?
Ana: A equipe da Secretaria vem fazendo esse planejamento desde o dia 03/01, quando retomamos nossas atividades. Nesta semana, tivemos reuniões, de forma alternada, com toda equipe gestora das Emebs Creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os preparativos foram em relação à limpeza de todas as Emebs, disponibilização dos materiais para cumprimento dos protocolos sanitários, visitas realizadas pela equipe da Secretaria de Educação juntamente com a Vigilância, orientando sobre os cuidados que devem permanecer durante o ano letivo de 2022.

O Imparcial: Muito se comenta sobre um possível pico da doença para daqui duas semanas, caso a previsão se confirme, existe um plano B já previsto? As aulas voltariam para o modelo remoto?
Ana: Estaremos atentos e acompanhando diariamente, juntamente com a Saúde e a Vigilância, os possíveis avanços da doença. Porém, como citado acima, em reunião com os órgãos competentes, chegamos à conclusão de que estamos preparados para o retorno. Temos sim um “plano B” que prevê um revezamento das turmas e, se necessário for, já temos até um “plano C”, porém estamos focados no 100% presencial dos alunos, visto que já tiveram grandes perdas no ensino remoto.

O Imparcial: Os pais podem optar por não mandar seus filhos às escolas? Como estes casos serão tratados?
Ana: Sim, principalmente no caso das crianças com comorbidades, os pais poderão retirar as atividades semanais na secretaria da escola em que a criança estiver matriculada.

O Imparcial: Qual a importância do ensino presencial, dentro da sala de aula, para o aluno?
Ana: O ensino presencial é de suma importância, pois o papel da escola na vida da criança vai muito além de alfabetizar e letrar. A escola tem a função social de formar o cidadão na sua plenitude. Cabe aqui dizer que o professor é o grande mediador do saber, ele é a ponte que interliga os saberes aos sonhos e se torna muitas vezes a grande inspiração dos alunos e sem essa troca ambos perdem.

REUNIÃO – No encontro realizado entre gestores da Educação e autoridades em Saúde, ficou definido que, se algum estudante receber resultado positivo para Covid-19, automaticamente a sala ficará fechada durante o tempo de quarentena exigido. Outro ponto debatido e reforçado na reunião é o pedido para que o familiar não mande seu filho para a escola caso ele esteja em estado febril.

Reunião contou com gestores para definirem as medidas adotadas para o retorno da volta às aulas que acontece dia 3

Registrando

CELEBRAÇÃO E DOAÇÃO

Agradecer o dom da vida é um grande privilégio. Ainda mais quando se chega aos 80 anos com saúde, disposição,

COMEMORAÇÃO E DOAÇÃO

No final de dezembro, o casal Aparecida e Victor Hugo Vedovelli, proprietários da Frangolândia São Cristóvão, comemorou seus 50 anos

VIVA A ARIELA

E hoje, dia 10, é dia de celebrar o dom da vida da sempre simpática Ariela Franzolin, que comemora seus

NOVOS MEMBROS

Apadrinhados pelos atuais presidentes Rotary Club de Monte Alto e da Casa da Amizade, Reginaldo Luiz e Patrícia Honda, Olavo

VISITA no rotary club

A família rotária de Monte Alto recebe neste sábado, dia 7, a visita oficial do Governador do Distrito 4540, José