Uma ligação, supostamente de um banco perguntando se a pessoa realizou algumas compras em locais desconhecidos, e logo você acredita que realmente que seu cartão foi clonado. Tudo muito real, o “Golpe do Motoboy” tem feito diversas vítimas em todo o país e nesta semana, um boletim de ocorrência foi registrado em Monte Alto relatando a ação.
A vítima, um senhor de 65 anos, morador do bairro São Cristóvão relatou no B.O. como recebeu uma ligação supostamente do funcionário de banco indagando se ele tinha efetuado compras em diferentes cidades, falando inclusive o local e o valor da compra. O senhor afirmou que não havia sido ele. Então, o suposto operador diz que o cartão está clonado e solicita que a vítima ligue até a central do banco, no número que está atrás do cartão para solicitar o bloqueio (o golpista não desliga a ligação que permanece ativa sem que a pessoa perceba).
Ligação realizada, o atendente informa que um funcionário da agência irá buscar o cartão na residência da pessoa para realizar o cancelamento, até a roupa usada pelo funcionário é informada para a pessoa realmente acreditar, e uma senha é proferida, a mesma informada pelo atendente.
Logo após a entrega do cartão, um “suposto” investigador de Polícia entra em contato por telefone e solicita mais dados, o que nesta hora, a vítima estranha toda a agilidade no atendimento e até mesmo na retirada do cartão bancário pelo motoboy e acredita ter caído num golpe e procura a Polícia.
Caso a vítima não tivesse se atentado e descoberto que estava caindo em um golpe, os criminosos iriam até conseguir a senha bancária da pessoa e com o cartão já em mãos, realizam saques bancários, compras, empréstimos entre diversas outras transações possíveis mediante a senha.
A Polícia investiga o caso em Monte Alto. Os idosos são os alvos preferidos, fica aqui o alerta e a atenção redobrada para casos parecidos. Deve-se desconfiar sempre, e a qualquer dúvida, desligar a ligação e procurar a Polícia.