Agosto Branco: mês de conscientização e prevenção do câncer de pulmão

Campanha teve início na última quinta-feira e neste ano concentra esforços nos cigarros eletrônicos

A campanha Agosto Branco faz um alerta para um dos cânceres mais incidentes na população: o câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem ser registrados, no Brasil, 32.560 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão por ano no triênio de 2023 a 2025.

O tabagismo continua sendo a principal causa deste tumor, responsável por cerca de 50% a 70% dos casos. Isso inclui não só o tabagismo ativo, mas também o passivo – pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes frequentemente.

Outros fatores, como poluição e predisposições genéticas, também contribuem para o desenvolvimento da doença.

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são: tosse, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, falta de ar, fadiga, tosse com expectoração contendo sangue e infecções. A maioria dos sintomas aparecem nas fases mais avançadas da doença.

Para as pessoas que fumam e têm entre 55 e 70 anos de idade, hoje é recomendada uma tomografia anual de baixa dose do tórax, para detectar lesões em estágios muito precoces.

Neste ano, o Agosto Branco concentra esforços para conscientizar a sociedade sobre os riscos envolvendo os cigarros eletrônicos, cuja adesão tem crescido entre os mais jovens. Segundo o instituto de pesquisa Ipec, o consumo deste tipo de cigarro cresceu 600% no Brasil nos últimos seis anos.

A mesma pesquisa revelou que já chega a quase três milhões o número de pessoas que utilizam os dispositivos no país.

Além de aumentar em mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional, de acordo com o Inca, os diferentes tipos de cigarro eletrônico contêm substâncias tóxicas que causam câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, além de dependência, devido à presença de nicotina.

Um dos objetivos é desmistificar a ideia de que o cigarro eletrônico faz menos mal à saúde do que o convencional e que, portanto, pode ser usado sem maiores consequências.

Registrando

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no

ALERTA DE GOLPE

A psicóloga Silvana Salgado, esposa do médico, Dr. Guilherme Salgado, entrou em contato com o jornal O Imparcial pedindo ajuda

CAMPANHA DE INCLUSÃO

Nesta segunda-feira, 15, a equipe da Ollor Color, empresa voltada a produtos capilares e cosméticos, anunciou uma nova campanha de