Estão marcadas para a próxima quinta-feira, 21, as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o triênio 2025-2027. Neste ano, o pleito terá uma importante mudança em comparação ao anterior: agora o registro dos votos será totalmente online, e não mais em urnas eletrônicas.
Para realizar o procedimento de votação, os advogados devem acessar o site www.eleicoesoabsp2024.org.br entre 9h e 17h, usando um tablet, celular ou computador, e clicar no botão “Votar”. Depois, será necessário inserir o CPF no campo designado e autenticar a identidade via certificação digital, biometria facial ou código de acesso.
Concluída a autenticação, o advogado será direcionado para a cédula de votação, onde deverá selecionar uma chapa para a diretoria da OAB-SP. Após o voto para a seccional, é a vez de escolher a diretoria para a subseção à qual o advogado está vinculado.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB que estejam em dia com o pagamento das anuidades, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade. Em caso de ausência, esta deverá ser justificada em um prazo de 30 dias.
Na subseção de Monte Alto, que também contempla os municípios de Vista Alegre do Alto e Pirangi, a chapa única em disputa é formada por Karen Pinhatti (presidente), Paola Alves (vice-presidente), Jean Ricardo Longuin (secretário-geral), Mauricio Fassioli Ramos Junior (secretário-adjunto) e Luiz Fernando Roveri (tesoureiro).
O atual presidente da OAB Monte Alto, Marcelo Zocchio de Brito, que já garantiu sua sucessora, Karen Pinhatti, para a presidência da subseção, concorre ao cargo de Conselheiro Estadual pela Chapa 14. A chapa é liderada pelo atual vice-presidente da OAB São Paulo, Leonardo Sica, e conta com a atual presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, como candidata ao Conselho Federal da OAB. Se eleito, Marcelo Zocchio se tornará o primeiro Conselheiro Estadual inscrito na subseção de Monte Alto, reforçando a representatividade da advocacia local.