Fotos foram registradas no bairro rural Água Limpa
Estamos num período de chuva de meteoros abundantes chamado de “Perseidas”, também conhecido como “Lágrima de São Lourenço”. Esse fenômeno ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto, criando um espetáculo da natureza visível a olho nu.
Ele acontece todos os anos quando a Terra se aproxima do enxame de meteoróides denominado por nuvem Perseida, o rastro deixado na órbita do cometa Swift-Tuttle. Ao entrarem na atmosfera terrestre, os pequenos fragmentos entram em combustão, dando origem ao que se costuma chamar “estrelas cadentes”.
Segundo os astrônomos, estamos num ano de um céu mais escuro do que o normal e com isso se cria condições ideias para observar as estrelas cadentes. Pela primeira vez desde 2007, a chuva das “Perseidas” irá coincidir com a ausência de luar – o que favorece as condições de observação.
Este ano, o período de visibilidade das Perseidas ocorre entre 17 julho e 24 de agosto, mas nas noites dos dias 11, 12 e 13 foram mais radiantes.
Em Monte Alto, o fotógrafo Carlos Navarine saiu a procura deste fenômeno. Na madrugada de quinta para sexta-feira, ele se dirigiu até o bairro rural Água Limpa para uma sessão de fotos.
Infelizmente, não foi possível fotografar nenhum meteóro caindo do céu. “Eu até vi uns, mas com a técnica que usei para fotografar, a Star Trail, não conseguiu pegar nenhum”.
Mesmo não sendo possível uma foto do meteóro, Carlos fez belas imagens do céu.
Com informações BBC Brasil