Pautada em temas relacionados à cultura da inclusão e da pluralidade de gêneros e opiniões, ao longo da última semana, Monte Alto contou com a realização da ‘Semana da Cultura e da Diversidade’, que trouxe, durante sua realização, uma série de eventos relacionados ao tema.
Desenvolvida pela Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação ‘Amigos da Arte’ e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, as ações aconteceram no Centro Cívico e Cultural ‘Dr. Elias Bahdur’.
As atividades tiveram início na terça-feira, 14, com um bate-papo que teve como tema ‘O que é respeito?’. Realizado na Biblioteca Municipal, o encontro, que contou com a presença de Katrini Alves e Cafola, explorou o significado da palavra com os participantes. Além disso, a roda de conversa teve como norte a reflexão sobre maneiras de tornar a cidade um lugar mais acolhedor e afetuoso, baseado no respeito recíproco.
Também na terça, houve a abertura da exposição ‘Outras Histórias’. Tendo como curador Juan Thimóteo, a intervenção artística mostrou, àqueles que visitaram o local, um panorama abrangente de mais de 60 anos de lutas pelos direitos igualitários, além de sua influência na vida dos habitantes do município. A exposição chegou ao seu fim na segunda-feira, 21.
Na sexta-feira, 17, foi a vez da oficina ‘Roda de Conversa’, criada com objetivo de fomentar diálogos abertos e construtivos sobre temas basilares e fundamentais para a comunidade LGBTQIAPN+.
Sob o tema ‘Vamos conviver em harmonia? Você me respeita, eu te respeito’, no último domingo, 19, o Centro Cívico e Cultural foi palco da 17ª edição da Parada da DiverCidade, que teve como homenageado o enfermeiro Patrick Chiminelli.
Devido ao calor extremo registrado no decorrer da semana, a organização optou por direcionar todos os participantes diretamente ao Centro, cancelando, desse modo, o tradicional desfile que seguiria pelas ruas da cidade a caminho do ponto final da passeata.
Com dezenas de participantes, o evento trouxe uma variedade de estilos musicais, como o bloco carnavalesco Macaco Albino, além dos DJs Vitor Benny, Junior Gerolim e Jeff Campos; opções gastronômicas também estiveram à disposição do público.
Além desses, outros nomes marcaram presença. Suelem Thomé, na apresentação do evento, Paulette Pink, Pietra Ferraz, Amanda Venturine, Lara Mullers, Lorelai Mullers e Ashley Miranda, nas performances. Escolhida como madrinha desta edição, Dalissa Garbim, e a Miss Monte Alto, Evellin Coutinho, também prestigiaram o evento.