Hoje, 1º de julho, às 20h, sob organização da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Fraternidade São Felipe Néri, se inicia a 11ª Novena em louvor à Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O momento religioso será realizado toda sexta-feira até o dia 26 de agosto, no pátio da igreja Matriz, no bairro Bandeirantes.
O evento sempre atraiu grande público durante os anos em que foi realizado, no entanto, no ano passado, a celebração da novena teve de ser feita sem a presença do público, devido ao período mais crítico da pandemia da Covid-19. Na ocasião, as missas foram transmitidas pelas mídias digitais, porém, os devotos puderam adquirir as velas na Secretaria Paroquial; as intenções puderam ser depositadas fisicamente no local, e também manifestadas de maneira espiritual, na casa de cada cristão.
Neste ano, os devotos poderão acompanhar a celebração da novena de maneira presencial e online, através da transmissão do evento pelo Facebook da comunidade Nossa Senhora Aparecida e pelo YouTube da Fraternidade São Felipe Néri.
Em entrevista ao Imparcial, o pároco da Paróquia, Pe. Rogério Ari de Carvalho relembrou o período mais crítico da pandemia e a celebração da Novena sem a presença dos fiéis; “Nos últimos dois anos vivendo em meio à pandemia da COVID, a novena não pode acontecer, presencialmente. Em 2021 esperávamos já ter superado a pandemia, com a vacinação, já estávamos vendo a pandemia ser vencida. Mas veio uma nova variante, e mais uma vez a Novena não pode acontecer com a presença dos devotos, apenas online, sem toda aquela beleza dos fiéis, com suas orações, pedidos e velas acesas.”
O pároco também comentou sobre as expectativas para a Novena após dois anos sem a presença do público: “Para este ano de 2022, a expectativa é muito grande. Não posso dizer se teremos o grande público dos anos anteriores devido à pandemia, mas podemos sonhar com um bom número de devotos. Muitos estão entusiasmados para o retorno da celebração”.
A novena deste ano traz o tema: Maria, a Mulher do Gênesis ao Apocalipse; e os fiéis poderão adquirir as velas na Secretaria Paroquial. Como gesto concreto a Paróquia pede: arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, farinha, óleo, leite, açúcar, milho, ervilha, bolachas e produtos de higiene pessoal. No final das celebrações, também serão vendidos pizza e churrasco.
Finalizando, Pe. Rogério Ari convida: “Venha rezar a Novena conosco! Venha fortalecer a sua esperança! Nossa Senhora Desatadora dos Nós te aguarda”, finaliza o pároco.