Homem é multado em mais de R$ 10 mil por ter em cativeiro espécime da fauna nativa sem autorização.
Em atendimento a denúncia de aves em cativeiro na cidade de Taiaçu, a equipe da Polícia Ambiental visualizou várias gaiolas com aves nativas na garagem de uma residência e em seguida, após contato com o proprietário do imóvel, ele autorizou a entrada da equipe.
Durante as buscas na residência foram encontradas várias gaiolas onde estavam aprisionadas aves nativas da fauna silvestre, sendo: 7 Coleirinho-papa-capim “sporophila caerulescens”, 02 papagaios verdadeiros “amazona aestiva”, 01 papagaio do mangue “amazona amazônica”, 02 pássaro preto “gnorimopsar chopi”, 03 galo da campina “paroaria dominicana, 01 inhapim “icterus cayanensis”, 01 tico tico “zonotrichia capensis” e 04 jabotis, todos sem anilhas de identificação.
Diante dos fatos, foi elaborado o “Auto de Infração Ambiental” com a penalidade de multa simples no valor de R$ 10.500,00, por incorrer no disposto do artigo 25, parágrafo 3º, inciso III da Resolução SIMA 05/2021 e suas aves foram apreendidas juntamente com as gaiolas.
As aves apresentavam estado bravio e foram reintroduzidas em seu habitat, juntamente com os jabutis, já os psitacídeos foram encaminhados ao VITTAS, enquanto as gaiolas foram destruídas.