Você tem Pensamentos Intrusivos?

Facebook
WhatsApp

Pensamentos intrusivos são todos aqueles pensamentos negativos e disfuncionais que invadem nossa mente e nos atormentam aumentando nossa ansiedade, diminuindo nossa qualidade de vida e, muitas vezes, levando-nos a comportamentos tóxicos ou mesmos a crises de ansiedade e/ou pânico.
Para algumas pessoas estes pensamentos até podem não desencadear reações mais graves como citados acima, mas são pensamentos que vivem incomodando, contaminando nossa disposição, nosso ânimo e interferindo em nosso desempenho em vários níveis.
Para uma parte das pessoas lidar com estes pensamentos pode ser algo mais fácil, tranquilo. Estas pessoas simplesmente colocam estes pensamentos de lado ou os substituem por pensamentos melhores e mais reais.
Ter pensamentos intrusivos não é algo que aconteça somente com pessoas que possuem algum transtorno. Pelo contrário, todos nós, em algum momento, já passamos por isto: imaginamos que algo que nem aconteceu dará errado, ficamos com medo ou apreensivos por temermos que algo de ruim aconteça a quem amamos, já prevemos que uma situação fuja do nosso controle imaginando os piores resultados possíveis, por exemplo.
As pessoas mais ansiosas ou com características depressivas tendem a ter mais pensamentos intrusivos e encontram muito mais dificuldades de lidar com eles chegando ao ponto de toma-los como verdadeiros, mesmo quando são absurdos, tamanha a força e a carga negativa que pode se desenvolver neste processo.
Uma pessoa que tem medo de perder seu emprego, por exemplo, pode ter pensamentos constantes de que não é competente, que ninguém aprova seu trabalho ou que está fazendo algo errado e, a partir disto, acreditar que é realmente assim, sem nenhuma situação concreta que justifique pensar de tal maneira, e ficar tão insegura e desanimada que realmente irá conseguir prejudicar seu desempenho. Este exemplo pode ser aplicado às varias outras situações, como medo de que um relacionamento afetivo termine ou que acontecerá uma traição, pânico quando alguém próximo fica doente, ou mesmo um sentimento de que alguma coisa ruim acontecerá, entre outras infinitas possibilidades.
A boa notícia é que existem várias ferramentas para lidar com estas situações. Ferramentas eficazes e comprovadas cientificamente. Aqui falamos sobre as técnicas cognitivo-comportamentais, cujo pioneiro foi Aaron Beck, psicanalista por muito tempo e que, ao longo de sua prática, percebeu que algumas dificuldades de seus pacientes necessitavam de outra abordagem, outro enfoque. Para Beck, “se nossos pensamentos forem simples e claros, estaremos mais aptos a alcançar nossos objetivos”.
Uma das técnicas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) é colocar seus pensamentos no “papel”. Escrever aquele pensamento que está incomodando é uma forma de tornar concreto aquilo que só está em nossa mente e avaliar de forma realista e criteriosa se aquilo que se está pensando é real, é verdadeiro. Geralmente, o simples uso deste registro já alivia as primeiras sensações de ansiedade, medo ou pânico, melhorando o desconforto.
Com a prática e com a ajuda de um profissional que tenha especialidade nesta área, muitas outras situações podem ser trabalhadas e melhoradas. Vamos tentar?

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez