Quantos alunos na Escola! Quantos professores esperando por você! Quanto material escolar ao seu dispor! Quantas informações no currículo para estudar! Tudo isso de bom e melhor acontece quando você não falta às aulas da Escola. A disposição de todos ali na unidade escolar está para vocês, alunos e alunas.
Gostaria muito de que a estatística da educação nos desse outros números. A evasão escolar tem acontecido e crianças de 11 ou 12 para mais anos de idade se evadem se aproximando de ações ou atividades ilícitas que não aceitamos, em especial seus pais que, irrequietos, são infelizes pela causa citada.
Os pais devem ficar atentos – amizades coloridas, dramas no celular, saídas constantes do lar… E isso nos deixa preocupados.
Muitos alunos explicam a situação (palavras dos repórteres pelo rádio): que não conseguem aprender ou são burros, que os sapatos furados não os levam à Escola, que a Escola é chata e que professores não satisfazem seus gostos. Estes são motivos para que haja evasão escolar? Para problemas, o diálogo é o melhor remédio, e depois de conversas com os pais, muito é resolvido. Estes adolescentes são ainda muito crianças para não se comportarem como alunos da Escola.
Falta de segurança? Falta de conversas nas aulas do dia-a-dia? Estudos e exemplos no PROERD? Tudo muito eficaz porque tudo isso acontece nas Escolas, e diariamente.
Há quem culpe os professores e que são mal preparados para lidar com alunos problemáticos, que as Escolas não mudam seus programas de ensino há quase 50 anos. Somente quem trabalhou nas Escolas pode dizer que isso não é verdade (como eu, hoje aposentada), e quem trabalha até hoje, pois a Secretaria de Ensino dá oportunidade a todos de serem criativos, eficientes e diversificados. Quem quer estudar, estuda mesmo.
Dados revelam que o Brasil figura como a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países de maior Índice de Desenvolvimento Humano. Diretores e professores se esmeram em dar o melhor aos alunos, e as citações mencionadas não são razões para que alunos deixem de estudar.
Professores de Monte Alto, especialmente, se comportam bondosa e sabiamente para que a evasão escolar não aconteça. Reuniões de Pais e Filhos, conversas com familiares e ou responsáveis, psicólogos, atividades variadas, festas que reúnem todos para um lazer salutar e descontraído, palestras com educadores especializados que fazem a leitura de dados de como está nosso país. As avaliações escolares, o dia-a-dia do aluno, a disciplina, a assiduidade de todos, em nossa cidade, faz acontecer o melhor em educação na alfabetização e aprendizagem de cada aluno.
Precisamos de pessoas educadas, estudiosas, de compromisso sério e com um futuro promissor. Seja você esta pessoa culta, a pessoa que o Brasil precisa.
Aluno evadido está fora da sala de aula. E para que? Para fazer o que? …, …, …
Não! Estas não são razões para não ir à aula e trocar a Escola pela rua.
A Educação do Brasil, como prioridade entre nós e entre todos, faz parte de sua identidade meu caro e minha querida. Procure fazer a diferença – você, adolescente e jovem, volte para a Escola. Não queremos sua exclusão. Compreenda, estude, faça cursos e tenha um ofício. Não coloque a culpa em ninguém – o erro está em você. Neste mundo em que vivemos hoje, a violência e a intolerância imperam. E ficamos muito preocupados.
Não troque a Escola pela Prisão – nem a Família pela Rua.
Que Deus os abençoe mais e mais.
Amém! E Graças ao Pai!
Efemérides – 14 a 20/07/2017
14- Dia do Propagandista médico – Dia da Liberdade de Pensamento.
15 – Dia Internacional do Homem – Dia Nacional dos Clubes – Saudade de Carmelinda Salvaterra Assali.
16 – Dia do Comerciante. Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!
17 – Dia de Proteção às Florestas.
18 – “A melhor homenagem a meu Pai é seguir seus exemplos”. E é o que eu faço, meu pai Américo!
19 – “O que foi felicidade me mota agora de saudade”. Dia do Futebol – Dia Internacional da Caridade”.
20 – Dia Internacional da Amizade. Dia do Amigo. Abraços a todos nossos amigos!