Viva mais devagar!

Facebook
WhatsApp

Levar a vida de forma mais saudável, menos competitiva e mais simples: um desafio nos dias atuais. A vida mais simples, segundo alguns estudos específicos dos movimentos que estudam o assunto, seria uma retomada de hábitos antigos assim como também a modificação de alguns costumes que estão arraigados na vida moderna e que qualquer um pode se propor a colocar em prática e que envolve diretamente a melhora da qualidade de vida pessoal e também da sociedade como um todo.
Vivemos presos ao conceito “tempo”. Não é exagero afirmar que muitos são, literalmente, escravos do tempo onde tudo tem que ser rápido e cronometrado. Devemos nos alimentar correndo, dormir somente o suficiente, trabalhar todo o horário possível e cair de exaustão. E, correndo contra o tempo, deixamos de viver. É isto que muitas pessoas buscam mudar hoje em dia, pois já não encontram mais sentido nesta rotina e começam a perceber que viver é mais, ou ao menos diferente, do que este caminho louco que a grande maioria de nós trilha nos dias de hoje.
Mais paciência, mais tolerância, mais calma. Horários mais flexíveis, respeito ao descanso, alimentação correta no tempo certo e o aproveitamento do tempo livre. Quantos de nós clamamos por férias e finais de semanas, já imaginando o descanso e a falta de compromissos, e após alguns poucos dias não sabemos mais o que fazer com o tempo livre e até nos sentimos angustiados por não fazer nada?
A rotina, a dedicação ao trabalho, a busca de projetos e realizações profissionais e pessoais continuam sendo importantes. Mas saber parar e repensar o espaço e o tempo em que nos dedicamos a cada atividade começa a ser um estágio de desenvolvimento e sabedoria que cada vez mais pessoas procuram alcançar.
O consumo consciente também deve ser incluído neste processo. Consumir menos e de forma mais consciente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do planeta, valorizando e aproveitando mais o que se tem. Quem já não comprou algo empolgado pelo momento e depois guardou em um canto qualquer sem nunca utilizar o objeto da compra?
Especialistas no assunto dizem que esta é uma tendência natural do desenvolvimento da humanidade e que, mais cedo ou mais tarde, todos vão precisar rever suas condutas pelo simples fato de que o próprio planeta não vai mais comportar, como já está acontecendo, atitudes diferentes destas.
As crises financeiras, os conflitos entre os povos, o aumento da violência urbana e o modo como vemos a vida acontecer nos dias atuais só nos faz pensar que mudanças são urgentes e necessárias. E, dependem sim, de cada um de nós.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de