ViaGEM GASTRONÔMICA: Peruana

Facebook
WhatsApp

Hoje encerramos a viagem pelos principais países da América do Sul e nós vamos apresentar uma lista das dez comidas peruanas mas destacadas. Como todos já devem ter ouvido falar a comida peruana é classificada por vários especialistas como uma das melhores do mundo. Tudo isso, se deve a sua grande riqueza e variedade de alimentos e originalidade em cada uma de suas comidas, o que encanta a todos os turistas. Ao chegar ao Peru (Além de conhecer Machu Picchu e outros pontos turísticos) uma das principais razões da visita é saborear um prato da culinária peruana. Para muitos turistas é um prazer sentir a tradição e a mistura de culturas ao provar esta comida tão gostosa. A seguir alguns pratos típicos:
Pollo a la brasa (frango marinado assado em brasas): Poderíamos dizer que este é um dos pratos mais consumidos no Peru. Sua carne marinada é cozida no calor do carvão em fornos especial que faz o frango girar no seu próprio eixo (tipo as maquinas elétricas, porém com brasas). O pollo a la brasa não é tão caro e vocês podem encontrar em qualquer lugar do Peru nas chamadas “Pollerias”.
Ceviche: Ceviche peruano é um dos pratos mais amados do Peru. Tanto é, que o mesmo é considerado patrimônio cultural da nação. Existe uma grande variedade dependendo da região e do peixe utilizado. Para quem não sabe trata-se de um peixe marinado no limão (peruano) com cebola roxa, sal, ají limo, etc. É acompanhado por batata doce ou milho verde.
Picante de cuy (preá no Brasil): Trata-se de um prato típico do Peru que se come desde a época pré-inca e foi uma das comidas peruanas mais importantes. Além disso, o Cuy é um animal que contém uma grande quantidade de proteína, Omega 3 e não tem gordura. A preparação varia de acordo com a região.
Olluquito com charque: Este prato é um dos mais representativos, uma vez que tem dois ingredientes que são exclusivamente peruanos: olluco, um tipo de batata que cresce nos Andes e charque, carne seca de Llama ou Alpaca, que são produtos próprios do Peru. É um prato típico da região serrana peruana.
Causa rellena com pollo o atum: É outro prato muito popular à base de papa amarilla (batata amarela) ají verde e suco de limão. A preparação suporta várias versões. Atualmente, é acrescentada maionese.
Lomo saltado: Um prato peruano único que nasceu da fusão da comida peruana com a chinesa. A técnica de preparação na frigideira (wok) a carne é salteada e flambada. Este é um dos pratos típicos criollos mais pedido no Peru. Os brasileiros gostam muito! Encontramos o Lomo saltado na maioria dos restaurantes peruanos.
Agi de gallina: Aparece da fusão de ingredientes espanhóis e quéchuas. O frango é desfiado e misturado com uma preparação simples à base de caldo, ají, leite e pão e é servido com batatas, azeitona preta e ovo cozido. Tem um sabor picante. É fácil de ser preparado.
Rocoto relleno: É um prato típico peruano que se encontra em qualquer restaurante arequipeño. Se prepara com um rocoto (pimenta parecida ao ají), este rocoto é recheado com carne picada e outros ingredientes.
Papa a la huancaína: É uma entrada clássica peruana para dias festivos. Sem dúvida, um dos mais gostosos e fáceis pratos de fazer. Típico da cidade de Huancayo, em Junín, daí o seu nome. É composto por batatas amarelas (papa amarilla), pimenta, leite,pão e queijo. O prato original é preparado com batán (moedor de pedra), mas agora foi substituída pelo liquidificador.
Anticuchos de corazón: O Anticucho peruano é feito com troços de coração de boi, especialmente é temperada com um molho vermelho chamado ají panca e colocado no espetinho. Faz parte do churrasco em família e é acompanhado de milho, batatas cozidas, molho de pimenta e chicha morada ou chicha de jora.No entanto, você pode encontrá-los nas chamadas carretillas de Lima, no distrito de Barranco, no parque dos Suspiros e em alguns restaurantes.

 

Vamos aprender?ceviche

Ceviche misto
Ingredientes:
* 300g de filé de peixe (linguado ou robalo).
* 15 camarões médios limpos.
* 6 lulas médias cortadas em anéis.
* 2 pimentas-dedo-de-moça em tirinhas.
* 3 dentes de alho peq. picados.
* 1 cebola roxa média em tirinhas.
* 6 limões tahiti (suco).
* 1 pitada de sal e coentro (ou salsinha) a gosto.
Preparo:
Corte o peixe em cubos de 3 cm de lado e reserve. As lulas e os camarões precisam passar por um pré-cozimento rápido denominado branqueamento (já falamos deste processo nas matérias anteriores). Numa tigela, coloque os cubos de peixe, as lulas, os camarões, sal, o suco dos limões, o alho, o coentro picado mais algumas folhas inteiras, a cebola e a pimenta. Misture muito bem. Acerte o sal, se necessário. Sirva o ceviche imediatamente. Ao contrário do que a maioria pensa quando se faz um ceviche é errado deixar o peixe marinar por muito tempo isso cozinha o peixe e perde seu frescor. Alguns acompanhamentos tradicionais são milho e batata-doce cozidos.
DICA: Ferva água em uma panela média. Ponha sal e adicione a lula e os camarões. Deixe por 3 minutos na água em ebulição. Os pescados não podem cozinhar muito, caso contrário, podem ficar duros ao invés de macios. Retire-os da panela e os ponha em uma tigela com água fria e gelo para dar choque térmico. Retire após 2 minutos e escorra.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no