ViaGEM GASTRONÔMICA: PARAGUAI

Facebook
WhatsApp

Muita gente relaciona o Paraguai à fronteira, à Ponte da Amizade e à cidade Ciudad Del Este, mas hoje a viagem será pela rica culinária guarani, conhecido pelos brasileiros somente pelas compras de produtos importados e falsificados, vamos conhecer um Paraguai além da fronteira que poucos conhecem cheio de delícias para comer. A cozinha paraguaia mescla carne de gado, ovina, caprina e carnes silvestres com produtos vegetais como a mandioca, o milho, o choclo(milho terno), a batata e a abóbora.
O almidón é a farinha de mandioca, produto com o qual se elaboram as variedades de “chipas”, delicioso pão paraguaio.
Com a farinha de milho se elabora as mais variadas sopas paraguaias, e com o milho terno se elabora o chipá guazú. Algumas das comidas mais conhecidas e representativas do Paraguai são: a sopa paraguaia (torta salgada de farinha de milho), a sopa paraguaia recheada com carne e queijo, o assado de panela, a parrilha, o assado, o chicharrón trenzado (carne feita em tiras entrelaçadas que é fervida e logo se frita), o pastel mandió (empanadas feitas com purê de mandioca, farinha de milho e recheado com carne), entre outros. Com relação às sobremesas, são destaques: O quivevé (polenta feita com farinha de milho, açúcar, leite e queijo), a mazamorra (feita de milho) e os doces de laranja, leite, goiaba e finalmente o mel de cana com queijo.
A rica culinária paraguaia é formada, basicamente, por pratos de origem indígena.
Para começar, peça salgados como a chipa (um bolinho feito com farinha, polvilho e queijo), a sopa paraguaya (uma espécie de torta local) ou a chipa guazú, outra forma de preparar a torta anterior, mas com milho fresco em grãos.
Os pratos principais típicos mais consumidos são o bori bori, um caldo local que leva carne ou frango, e o So´oapua, bolinho feito com carne como a nossa almôndega.
Uma das festas gastronômicas mais tradicionais do país é o Yopara, em 1º de outubro. Nesse dia, reúnem-se em um mesmo prato todos os ingredientes que se tem em casa como feijão, milho, carne e frango. Essa tradição indígena, mantida até hoje, marca o final das colheitas no Paraguai.
Para refrescar-se durante os dias de calor, quando os termômetros podem marcar até 40°C, recorra ao terere, a versão gelada do nosso chimarrão. Essa bebida típica, consumida nas ruas de todo o país, é preparada com o mate local e água bem fria. Vamos à receita?

Receita de chipa paraguaiachipa

Ingredientes:

* 2 ovos.
* 400g de polvilho doce.
* 100g de margarina.
* 15g de fermento em pó.
* 500g de queijo minas ralado.
* 100ml de leite.

Preparo:
Coloque os ovos a margarina, fermento em pó, o queijo ralado e o polvilho em um recipiente e misture bem. Coloque o leite em pequenas quantidades até a massa chegar ao ponto. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Fazer porções em formato de ferraduras, com cerca de 30 gr. cada uma. Coloque a massa da chipa em formas untadas com manteiga e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 180ºC. Deixe assar de 15 a 20 minutos.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no