A culinária do Chile é uma mistura de vários alimentos que cruzaram pelo país. Além das belas praias e paisagens naturais que servem de pontos turísticos, lá podemos encontrar uma tradição culinária fabulosa. Para compor seus pratos típicos, a cultura gastronômica mistura diversos ingredientes, e de todo tipo.
São usadas diferentes especiarias, como carnes, e frutos do mar, formando uma mistura fascinante que conquista o paladar dos turistas que por lá passam.
Os frutos do mar também são muito consumidos, devido à larga costa chilena. A atual gastronomia chilena se originou dessa grande mistura. Entre esses imigrantes estão árabes, britânicos, indianos, italianos e espanhóis. Os últimos trouxeram costumes como o uso do frango, da carne suína, e de temperos como alho e cebola. Na costa há grande números de frutos do mar, peixes, e crustáceos, que estão entre os alimentos mais procurados pelos turistas. Alguns frutos do mar extraídos de lá são considerados entre os melhores do mundo, como o caso do marisco. Tratando-se de bebidas, o chileno adora o vinho a ponto de considerar uma refeição incompleta sem ele.
A bebida está presente em cada almoço e jantar, e é consumido assim como a água. Os vinhos lá fabricados têm reputação internacional, devido ao seu distinto sabor. No entanto, a bebida tradicional é o Pisco, ou “Pisco Sour”, um licor preparado com suco de limão, açúcar e clara de ovo. Uma comida tradicional, muito apreciada pelos habitantes e pelos turistas, é o Pastel de Choclo esse prato típico é um tipo de torta feita com carne (de frango na maioria das vezes), milho e uma variedade de legumes. No natal, o Pan de Pascua toma lugar na mesa dos habitantes. Esse bolo de frutas, conhecido também como stollen de natal, e foi trazido por colonos alemães. Ele é aromatizado com rum (ou pisco) e cheio de frutas secas e castanhas, parecido com o panetone que conhecemos. Aqui estão algumas comidas típicas:
Arrollado de Chancho – são pedaços de carne de porco na banha, e mergulhados em ají vermelha (pimenta).
Bistec a lo Pobre – esse prato é composto por bife, batata frita, cebola frita, coberta com um par de ovos fritos.
Carbonada – uma sopa feita com carne picada e diversos vegetais como batata, cebola, cenoura, brócolis, pimentão e salsa.
Chancho em Piedra – um tempero feito com tomate, alho e cebola em uma pedra.
Charquican – Carne picada em cubos e cozida com batata, cebola, alho e abóbora amassada.
Cazuela de Ave – uma sopa de frango feito com pedaços de carne, batatas, feijão verde ou ervilhas, arroz ou macarrão.
Cazuela de Vacuno – sopa de carne com pedaços de batata, milho, cenoura, feijão verde, alho, pedaços de abóbora, arroz ou macarrão.
Charquicán – abóbora, batata, carne picada, cebola, cenoura, e às vezes consumido com ervilhas, milho e purê.
Costillar de Chancho – cozido feito com costelas de porco.
Curanto en Hoyo – feito com peixes, frutos do mar, batatas, carne, e um tipo de pão que é preparado sob a terra.
Curanto en Olla – mesmos ingredientes anteriores, mas é cozido numa panela em vez de sob a terra.
Empanada de Pino – recheado com carne cortada em cubos, cebola, azeitona, passas e ovo cozido, assado num forno de barro ou simples.
Empanada de Queso – empanado simples preparado com queijo.
Ensalada a la Chilena – recheado com fatias de tomate, cebola e óleo.
Humitas – folha de milho cozido cheio de milho moído temperado (pamonha).
Milcaos – batata crua ralada espremida até secar, então é adicionado batatas cozidas e achatado em uma forma e frito em seguida.
Palta Reina – servido sobre folha de alface, o prato é feito com abacate cheio de atum ou presunto, e coberto com maionese.
Parrillada – diversas carnes e salsichas grelhadas servidas com batata ou arroz.
Pastel de Choclo – uma torta feita com milho moído, carne, cebola, pequenos pedaços de frango, ovo cozido, passas de oliveira, tudo assado num forno de barro, ou convencional, muito comido no verão.
Pebre – tempero de tomates com cebola picada, pimentão, coentro e cebolinha, servidos normalmente num prato de barro.
Pollo Arvejado – frango servido com ervilhas, cebola e cenoura em fatias.
Porotos Granados – prato de feijão doce com milho e pedaços de abóbora.
Prietas – salsicha de sangue (chouriço)
Sopapilla – uma espécie de pão frito, feito com abóbora e farinha.