Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animais. Por razões eticas, os veganos são contra a exploração dos animais. O boicote a atividades e produtos que são contra os direitos dos animais é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento. Em 1997, três por cento da população americaqna anunciou não ter usado nenhum produto de origem animal nos últimos dois anos. Em 2007, dois por cento da população inglesa se declarou como vegana. O número de restaurantes veganos está crescendo, Tem sido mostrado que pessoas em dietas que incluem comidas de origem animal têm mais probabilidades de terem doenças degenerativas, principalmente doenças cardiovasculares. A Associação Dietética Americana e os Nutricionistas do Canadá consideram a dieta vegetariana apropriada para todos os estágios do ciclo de vida, embora eles ainda alertem que uma dieta vegetariana mal planejada pode ser deficiente em vitamina B12, ferro, vitamina D, calcio, iodo, acidos graxos omêga 3. O terno inglês vegan foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson envolvendo 6 pessoas (após se desfiliarem da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas, onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios.
A definição oficial de veganismo é: O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.
Veganismo significa os princípios pelos quais o ser humano viva sem explorar os animais. É a prática e busca ao fim do uso de animais para alimentação, apropriação, trabalho de caça, vivissecção(qualquer operação feita em animal vivo com o objetivo de realizar estudo ou experimentação), confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal. Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal. Também boicotam qualquer produto de origem animal (seja alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes. Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, etc. que não estejam isentos de crueldade. É muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta. É um conjunto de práticas focadas nos Direitos dos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana. Entende-se que os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e que o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles. Artigos em peles, lã, couro, seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pelos, marfim etc.) são preteridos, pois implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho etc.) ou sintéticos (poliéster, etc.). Veganos fazem uso da dieta vegetariana estrita, ou seja, excluem, da sua alimentação, carnes e embutidos, banha, visceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, laticíneos, ovos e ovas, insetos, mel ederivados, frutos do mar, quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, inclusive industrializados, que não contenha ingredientes que dependam de uso animal em sua produção. O número de restaurantes e empresas especializadas em alimentação vegana vem crescendo, assim como o número de adeptos. A principal queixa dos veganos iniciantes era a dificuldade de encontrar produtos e receitas veganas, o que atualmente não acontece devido à facilidade que a Internet proporciona para encontrar receitas veganas e à expansão do mercado de produtos veganos. Não é mais incomum encontrar, nos mercados, produtos marcados como veganos. A conscientização quanto à causa animal é outro fator que tem impulsionado o aumento de pessoas que buscam o veganismo como estilo de vida.