Para realçar o sabor das suas receitas, exercite seu lado criativo e faça verdadeiras alquimias com temperos, especiarias e ervas aromáticas, conhecidas pelos franceses como finnes herbes. Abaixo, uma lista de temperos para você consultar e usar sua imaginação:
Louro – largamente utilizados em molhos, ensopados, conservas, carnes, feijão, sopas, chás, vinha-d´alhos. É originário do mediterrâneo.
Manjericão – fortemente aromático, é muito utilizado em molhos, carnes, sopas, peixes, pizzas.
Manjerona – originária do oriente, a manjerona pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado, é utilizado em carnes, como as de porco e o carneiro, queijos e ovos.
Mostarda – pode ser encontrada em grãos, creme ou pó. É muito utilizado na preparação de picles, comida alemã, sanduiches, chucrute.
Noz-moscada – utilizada tanto para salgados como para doces, pode ser encontrada em pó ou inteira, para ser ralada. Deixa um sabor diferente em recheios de massas, em carnes e até em coquetéis. Originária do Oriente.
Orégano – muito utilizado em molhos, bifes, pizza e também para temperar queijos para aperitivo. Originário do mediterrâneo.
Papoula – as sementes dessa planta são utilizadas em salgadinhos e pães, além de doces, bolos e compotas, proporcionando um sabor amendoado.
Páprica – existem dois tipos: a apimentada e a doce, mais suave, utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves.
Pimenta branca – extraída da pimenta do reino, é utilizada em pratoas mais claros como molho branco.
Pimenta da Jamaica – muito usado na cozinha síria, também pode temperar carnes.
Pimenta do reino – utilizada em vinha-d´alhos, saladas, peixes e carnes, é originário da Índia.
Sálvia – originário do sul da Europa, a sálvia é muito utilizada em carnes, aves e vinha-d´alhos.
Tomilho – é muito utilizado no preparo de molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes.
Os aromáticos são ingredientes ou preparações que servem para dar sabor às receitas, podem ser feitos de vegetais, ervas ou da combinação entre eles.
Vamos à receita
Cebola piqué: para caldos e molhos a base de leite
– 1 cebola média
– 3 folhos de louro
– 5 cravos
Espete o cravo na folha de louro e na cebola, deixe cozinhar junto com o molho, no final retire.
Bouquet- garni: já especificado antes é um ramalhete de ervas, utilizado para molhos, sopas, dá sabor mais não aparece as folhinhas.
– 2 ramos de tomilho
– 2 ramos de salsa
– 2 folhas de louro
– 2 galhos de manjericão
Junte todos os ingredientes amarre e coloque nas preparações, acrescente o Bouquet Garni da metade para o final do preparo, para obter todo o aroma na finalização de seus pratos.
Sache d´epices: Esse saquinho de gaze ou perfex com ervas e especiarias é o sachet d’èpices. Para que serve? Para aprimorar ainda mais o perfume dos pratos, dar sabor sem necessariamente deixar perdido pelo prato qualquer pedacinho de tempero, ervas ou especiarias. Há uma infinidade de possibilidades de fazer o seu. Pode-se usar alecrim, alho, cravo da índia, talos de salsa, tomilho, louro, o que você preferir.
Ele funciona como um saquinho de chá e, como o bouquet garni, deve ser colocado no final do preparo, apenas para perfumar o preparo.