O tabule, ou tabulah ou tabouleh ou tabbouli é talvez a salada árabe mais famosa do mundo. O nome vem do árabe taabil que significa tempero e sua receita vem das montanhas da Síria e do Líbano, embora os iraquianos creditem a iguaria à região de Mosul, cidade do norte do país. Para a maior parte do mundo árabe, o tabule é um dos componentes da mezze (uma seleção de pequenos pratos servidos no Oriente Médio) e é feito com alface romana. Já no Líbano usa-se mais salsa que o triguilho (o trigo para quibe). Existe uma variação encontrada na Turquia chamada kisir e na Armênia conhecida como eetch. No Chipre, levado pelos libaneses, o tabule virou tambouli e nos anos 1950, com a migração, o prato ganhou o mundo, especialmente o Brasil e a República Dominicana. Não importa o nome, é uma combinação deliciosa e muito saudável de ingredientes.
Costuma ser servido como aperitivo ou entrada. Sua forma de preparo tradicional leva trigo para quibe, tomate, cebola, hortelã, limão e outros temperos, mas dependendo da receita, pode sofrer algumas variações. Trata-se de uma receita saborosa e muito saudável.
Se você quiser preparar uma entrada diferente e especial para seus convidados ou família, pode experimentar uma salada de tabule, que é muito fácil de ser preparada e não leva tantos ingredientes assim. A inclusão de legumes no preparo torna a receita nutritiva e rica em fibras, ideal para o emagrecimento.
Vamos Aprender?
Ingredientes:
– 2 pepino japonês bem picado
– 500 g de tomates picadinhos
– 150gr de grão de bico
– 1 cebola picadinha
– Salsa, cebolinha e hortelã picadinhas quanto baste
– Suco de 2 limões
– 250 g de trigo para quibe lavado (sem deixar de molho)
– 2 pés de alface-americana em tiras pequenas
– Azeite quanto baste
– Pimenta síria, pimenta do reino e sal quanto baste
Preparo:
Cozinhe o grão de bico e reserve. Depois que o grão de bico esfriar misture todos os ingredientes e tempere com o limão, o azeite, sal, pimenta síria, pimenta do reino e sirva em temperatura ambiente ou gelado. Pode ser servido em um churrasco, ou junto com quibe cru, coalhada, homus e pão sírio. Bom apetite!