Quanto trabalho nesta vida! Trabalho de trabalhar, de trabalhar em nossa profissão e com muita dedicação e prazer. Fazemos o nosso trabalho, seja lá qual for, sempre com alegria e em companhia de pessoas que nos querem bem. E sempre fui muito feliz nestes anos todos que pude oferecer aos meus alunos: boas lições, bons exemplos, atenção e grande amizade. Também em companhia de seus pais e ou avós, de funcionários que faziam melhor nossas 24 horas por dia, sempre dando a todos lições de ensinamentos e aprendendo com eles conhecimentos interessantes.
Lendo “Mulheres de Meia”, quinzenalmente no nosso Jornal O Imparcial, fico satisfeita com textos que Izilda Alves de Oliveira nos oferece, citando ora casos de sua vida, ora fatos para nosso entretenimento. E que prazer lê-los sabendo que você, Isa, foi minha amiga e será para sempre.
Foi, porque, quando ainda adolescente, nos encontrávamos pelo menos uma vez por semana em sua casa quando eu ia ao encontro de Dona Olivia, sua querida mãe.
O que mais foi Dona Olivia além de ótima mãe? Foi minha amiga também e mais que uma amiga, a parceira de trabalho na Escola, onde juntas, eu com meus alunos e ela com todos os alunos das duas classes, cozinhava aquela deliciosa merenda para todos, com cardápio variado e ótimo sabor. A Escola funcionava ali no Bairro Jardim São Cristóvão. Eu era a Professora dos meus alunos e Dona Olivia a Professora de todos. Com toda sua meiguice, sua atenção e delicadeza, ela observava a cada aluno – ela conseguia perceber e adivinhar o pensamento de cada um.
Dona Olivia fazia as vontades, e de mãos dadas os encaminhava ao destino certo.
Dona Olivia era uma mãe para mim em todas aquelas horas que passávamos trabalhando naquela casa construída de alvenaria e com seis cômodos, na Rua Gustavo de Godoy, onde hoje é o Supermercado Cojiba (antes, porem, Supermercado Barbizan). A casa Escola foi demolida há tempos atrás.
Após anos de trabalho ali, na casa alugada pela Prefeitura, as duas classes foram transferidas para a Escola do Parquinho, pois o mandato do Prefeito chegara ao fim, e nossa querida Escola ali se acabou. Dona Olivia continuou minha amiga e a cada semana nos encontrávamos em sua casa, modesta mas acolhedora, com cafezinho e tudo para nosso bate papo, e Izilda também ali se encontrava.
Dona Olivia, de estatura mediana e de um coração enorme, ainda trabalhou por muitos anos mas nos deixou. Izilda foi crescendo e ainda continuava sonhando: ser feliz.
Sua irmã, onze anos mais velha, pouco discutia problemas em casa. Tata quase não tinha tempo para conversar. Izilda, a Isa do Nosso Jornal, estudiosa, caprichosa, dedicada, compreensiva muito lastimava a sorte de não ter podido ser mais atenciosa com a mãe – não havia coincidência de horário.
Mas muito aconteceu com Isa. Hoje casada há cinco meses e alguns dias com Henrique, sabe o que é felicidade. Para completá-la seu filho foi o padre celebrante desta união, filho que ela, Isa, pela sua vida toda, se dedica de corpo e alma.
Isa – só posso lhe dizer: há sempre tempo para ser feliz e a sua vez chegou. Eu a reencontrei neste momento de nossas vidas. E posso lhe dizer: seja feliz! Sonho realizado.
Saudade! Lembranças que guardo com alegrias pelo tempo vivido. Abraços!!
Efemérides: 15 a 21/04/2016
15- Dia Mundial do Desenhista e Conservação do Solo;
16- Dia Mundial da Voz – Dia do Lions;
17- Dia Internacional das Lutas Camponesas – Dia da Botânica – Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária;
18- Dia Nacional do Livro Infantil e Nascimento de Monteiro Lobato (1882) – Dia do AMIGO;
19- Dia do Índio – Dia do Exército Brasileiro – Dia de Santo Expedito;
20- Dia do Diplomata;
21- Feriado Nacional de Tiradentes (1792) – Dia do Café – Dia da Policia Civil e Militar – Dia da Latinidade – Dia do Metalúrgico – Aniversário da Cidade de Brasília – DF – (1960)
Parabéns aos Aniversariantes: Papa Bento XVI – Dia 16 e Roberto Carlos Dia 19.