Monte Alto, Cidade do Sonho
Que Porfirio Luís nos legou
O teu povo bom, forte e risonho
O Progresso em teu solo implantou.
Este progresso que se fez por 135 anos, esteve presente desde 15 de maio de 1881.
E como disse Gandhi: “Se queremos grandes mudanças, comecemos por nós mesmos”. E é o que fizeram os Montealtenses: sempre trabalhadores, cumpridores do dever, profissionais de gabarito, estudiosos e bons políticos. E definiram o destino da cidade tendo à frente este povo bravio, trabalhador, solidário e ajudando assim a construir nossa cidade, contribuindo com a paz no mundo – a paz que começou aqui em Monte Alto há tantos anos.
E conhecida como Cidade das Flores, ela foi denominada Cidade do Sonho pelo Dr. Adauto Freire de Andrade, pois Porfirio que a fundou, tivera o sonho de que, neste monte alto, distante 380km de São Paulo, nossa capital, seria nossa Monte Alto querida.
Cidade das Flores: sua vegetação com grandes árvores, margeando as serras que a formam era ornamentada por Jequitibás, Perobas, Angicos, Aroeiras, Jacarandás. E as Bromélias, Trepadeiras e as Orquídeas fizeram parte desta flora majestosa e perfumada.
A Fauna rica pelos animais existentes na época da fundação e até hoje, é agraciada pelas aves como Sabiás, Tuins, Maritacas, Pássaros-Pretos, Maracanãs, Periquitos, além dos animais de maior porte como as Ariranhas, Jaguatiricas, Macacos, Lontras, Cachorros do Mato, Quatis e outros. Quanta beleza! Quanta riqueza nas suas paisagens que fazem até brilhar com mais Amor os nossos olhos! Monte Alto é assim mesmo e algo mais.
Muitos dos seus habitantes, querida Monte Alto, ainda tem na memória, quão bonita você era e é até hoje. Bonita, limpa, bem formada, de ruas e calçadas largas, de avenidas extensas e tão admiradas por todos.
Eventos diversos de cultura, educação, esporte e lazer, dão mostras de que esse povo é realmente culto e sábio.
Quanta história para contar. Você sabe o nome de Nhonhô que é placa da Rua principal? É Joaquim Bueno do Livramento, o Coronel Nhonhô que foi um dos entusiastas da criação da comarca de nossa Cidade.
Nossa Bandeira é linda! Nas cores vermelha, branca e azul, ela foi idealizada e descrita por João Batista Freire de Andrade, filho do saudoso Dr. Adauto, sendo o projeto de Lei apresentado pelo Vereador Silvio Govoni (oftalmologista dos tempos idos e que deu seu nome à UBS Central – Saudosa memória de meu Tio). A confecção da primeira Bandeira esteve a cargo da Sra. Celia Martins Freire de Andrade, esposa de Fernandão, autor da música “Cidade Sonho”. Saudades!
Nosso Hino, um dos mais lindos da região, com letra e música do Dr. Adauto, é digno de ser relembrado aqui.
O primeiro verso no início desta matéria destaca a beleza dos demais versos:
Tens riquezas, tens encantos mil,
O teu Céu tem mais cor, tem mais luz.
Salve, ó terra de São Paulo e do Brasil,
Onde reina o Bom Jesus!
Monte Alto, meu berço adorado,
Santuário de Paz e Amor.
Possa eu sempre viver a teu lado,
Em constante e profícuo labor!
Bendizendo as glórias do passado,
E construindo um futuro sem par.
Pois tu és meu Monte Alto amado,
Meu Brasil, meu Sol, meu Lar!
Este hino é uma verdadeira poesia escrita com o coração.
Viva o Senhor Bom Jesus!
Parabéns Monte Alto querida!
Viva os Monte altenses!
Efemérides: 13 a 19/05
13- Dia do Zootecnista – Dia do Automóvel – Dia da Fraternidade Brasileira – Dia da Abolição da Escravatura – Dia de Nossa Senhora de Fátima;
14- Dia Continental do Seguro e do Segurador;
15- Dia da Assistente Social – Dia do Gerente Bancário – Dia de Combate à Infecção Hospitalar – Aniversário de Monte Alto;
16- Dia do Gari;
17- Dia Mundial das Telecomunicações – Dia Mundial contra a Homofobia;
18- Dia Internacional dos Museus – Dia do Vidreiro – Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e dos Adolescentes;
19- Dia da Defensoria Pública.
Parabéns Nilda pelo seu Aniversário 17/05 – “quem nasceu para brilhar nunca se ofusca”.