Sobre nossas perdas

Facebook
WhatsApp

Perdemos tantas coisas, diariamente. Pequenas e grandes coisas. Perdemos tempo, oportunidades, lugares e pessoas. Perdemos a vida mesmo quando estamos vivos, porque nos distraímos demais com coisas desimportantes e desnecessárias.

E a distração tem um preço. Porque o tempo não volta. Para ninguém. Ele continua a passar independente do nosso querer, do quanto demoramos para entender ou superar uma situação, do tempo que passamos reclamando do que já foi ou do que não pode ser mudado.

Perdas são necessárias e comuns a vida. Inerentes ao ser humano. Ao estado de ser. Perdemos quando mudamos de fase, quando saímos de um lugar para o outro, quando terminamos um relacionamento e quando nossos filhos crescem. E mesmo quando a perda é necessária ou traz um ganho secundário, continua sendo difícil.

A questão não é o quanto sentimos nossas perdas e sim o que faremos com ela. Sabendo que não temos todo o tempo do mundo e entendendo que isto aqui é um processo e uma passagem, o que fazemos para viver o nosso hoje de forma a ver algum sentido ou fazer valer a pena o que viemos fazer por aqui?

O mundo está cheio de distrações. De coisas inúteis para se ter. E de coisas inúteis para ver. A vida do outro, por exemplo. O que o outro faz, aonde vai, o que compra.

O que nos leva a nos desinteressar pela nossa própria vida e passar a enxergar a grama do vizinho como algo a ser conquistado? Ou, que nos traz a sensação de desmerecimento quanto ao que nós temos e, principalmente, ao que nós somos?

Sim, tem algo muito errado acontecendo e enquanto andamos em círculos enxergando mais do que é menos importante, o tempo passa. As perdas acontecem. Pessoas queridas partem. E nós continuamos. A viver?

Não temos mesmo uma vida fácil, a maioria não tem. Porque as bizarrices que vemos na mídia, os milionários que ganham por dia o que daria para alimentar um país, isto é irreal, isto é o que está fora. A realidade é outra.

E quando tudo isto começar a pesar muito talvez o melhor caminho seja: cuide da sua vida! Faça dela o melhor possível, com as perdas, os ganhos, as fases difíceis e as boas fases, também. Afinal, tudo passa. A vida é um movimento contínuo. Não para, não espera. Não volta.

Se cansar ou pensar em desistir, faça sua pausa necessária. Respire, descanse. Se fortaleça. Por você e pelos seus. E volte. Estamos aqui.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de