Saudades! Muitas saudades! Lembranças mil! E tantas são elas que me motivaram a escrever mais uma história de amor. Perdemos nossa Tia Leontina neste 12 de agosto.
Ela, se foi mas deixou um grande legado de trabalho, companheirismo, amizade, alegria, união… E foi neste dia, segundo domingo de agosto (Dia dos Pais), em Limeira, que ela nos deixou e foi se encontrar com o Pai dos Céus e com Tio Sérgio, seu esposo, que nos deixou em 1983. Perdemos uma parte de nossa família.
Mulher destemida, de trabalho incansável, mãos abençoadas, coração de bondade, pessoa amiga. Nossa Tia Leontina, da família Govoni e Pereira Bueno, era irmã de minha mãe Helena Govoni Salvaterra, que também nos deixou há alguns anos.
As filhas, Betinha, Leontina (Tetê), Kátia e Maria Rita sentirão muito sua falta. Mas Deus assim quis. Ele as confortará. E lá dos céus olhará pelas filhas, genros, netos e bisnetos. Cantará como sempre fez aqui na Terra para os entes queridos, lá no céu, alegrando-os com musicais que para nós ela sempre gostou de fazer.
Tia Leontina estudou em Campinas, e merecidamente trabalhou para as crianças e seus pais aqui em Monte Alto por muitos anos. Quão sábia era nossa tia!
Minha tia Leontina morou por muito tempo na querida Monte Alto com sua família. Após se formar, trabalhou como Enfermeira Padrão, responsável pelo Posto de Puericultura com Dr. José Ignácio Grellet. Também com D. Julinha e D. Joana (irmãs) e com D. Júlia Artioli. Era uma profissional laboriosa. Para ela, o Posto representava local de bondade por todos que a procuravam. E… dela, mãos que salvaram crianças doentes, olhos que só viram pessoas bondosas (pais das crianças também) em seu caminho, coração que amou a todos que dela precisavam. E não só no local de trabalho. E ali no Posto: consultas, receitas, remédios, leite, que não faltava em dia nenhum. E foram muitos anos.
Também tive minha parcela ajudando a todos, quando fiquei por quatro anos no mesmo local. Compartilhei paciência, companheirismo, amizade, alegria e muito amor.
Mas ela resolveu se mudar com a família para Limeira, na mesma posição, removida para esta cidade. Suas filhas ainda eram pequenas. Perdemos a competência de Tia Leontina, mas ganhamos qualidade que jamais teríamos sem ela: ética, confiança, prazer pelo que fazíamos, doçura e dinamismo. Tudo feito com muito amor.
Seu sorriso nos lábios nunca faltou – as lições eram aprendidas com maior satisfação e alegria, através dos exemplos, dos seus exemplos.
Pela vida de Tia Leontina em Monte Alto também passou Maria Rogeri, a acompanhante, a cuidadora de todos. Era uma verdadeira “gentle woman”, uma lady da família. E Maria sempre foi a saudade viva na vida de todos. Hoje Maria mora em São Paulo com sua famíia. E as primas Betinha, Tetê, Kátia e Maria Rita agradecem pelo tempo que juntas viveram: E foram dias e dias de felicidade.
Tia Leontina tinha o dom da medicina. E como trabalhou com amor, conquistando tantas pessoas! E tudo isso fez por 95 anos. Ela fez e faz parte de nossa família, não a esqueceremos jamais. Quanta sabedoria em nossa humilde família.
Amigos, familiares, vizinhos compareceram para lhe dar o último adeus.
Tia Leontina tinha os segredos para manter uma família feliz, e fez dela o seu altar, onde o Senhor Deus era essencial. “Saudades Tia Leontina”.
EFEMÉRIDES – 24 A 31/08:
24 – Dia da Infância.
25 – Dia do Feirante – Dia do Soldado – Parabéns a todos os soldados de nossa Pátria! Nosso respeito a todos!
26 – Dia da Igualdade Feminina – Aniversário da Cidade de Campo Grande/MS – Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!
27 – Dia do Corretor de Imóveis – Dia da Limpeza Urbana – Dia do Psicólogo(a) – Santa Mônica, rogai por nós!
28 – Dia Nacional do Voluntariado – Dia do Avicultor – Dia do Bancário – Dia de Santo Agostinho, rogai por nós! Dia da Seresta, parabéns aos Seresteiros do Samba de Monte Alto.
29 – Dia de Combate à Desnutrição – Dia Nacional de Combate ao Fumo.
30 – Dia de Prevenção de Acidentes com crianças e adolescentes – Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla.
31 – Dia dos Catequistas. Parabéns a todos e todas! Em especial, abraços à Professora Maria Aparecida de Souza.