Sardinhas

Facebook
WhatsApp

A certificação traz mais informação ao consumidor, quer do produto fresco quer do congelado, por forma a ser valorizado o preço de venda, aumentando a rentabilidade de toda a fileira. Para o segmento da produção a certificação não vem trazer mudanças a fauna, nem vai obrigar a investimentos nas embarcações.
Para se obter o rótulo azul da certificação, a embarcação tem de se sujeitar a auditorias para aferir os padrões das normas ambientais em que trabalha. Por ano são capturadas cerca de 60 mil toneladas de sardinha em toda a costa Portuguesa, e em 2008 as embarcações faturaram 450 milhões de euros na venda da sardinha.
Em número de desembarques, verifica-se uma tendência de redução no segmento de pesca de cerco, uma vez, que em 2008 teve um ano excepcional, tendo desembarcado mais de 80.000 toneladas de sardinha e outros pequenos pelágicos. Em 2009 regressou ao nível médio de peso descarregado, a rondar as 65.000 toneladas. O preço médio a que a produção foi paga teve um significativo acréscimo de 16 por cento.
A sardinha, com 62.000 toneladas, representa cerca de 45 por cento dos desembarques em peso efectuados em lotas nacionais. Os desembarques somados da sardinha, cavala e carapau representam quase 65 por cento da pesca total descarregada em portos nacionais.
A pesca do cerco prevalece nas Zonas Norte, Centro e Alentejo, sendo a sardinha a espécie preferencial em todas as zonas excepto no Algarve, cedendo o lugar à cavala. A sardinha, em toda a costa atlântica oeste, tem um peso relativo na produção do cerco, em torno dos 90 por cento.
Matosinhos reúne cerca de 25 por cento dos desembarques de todas as lotas, atendendo à representatividade que nesse porto tem a pesca de cerco. Sesimbra tem-se mantido desde há dois anos como o segundo porto com maior peso de pescado desembarcado, tendo superado o porto de Peniche. Em 2017, a população de sardinha no mar ibérico atingiu níveis dramáticos e o Conselho Internacional para a Exploração do Mar considera que seriam necessários, pelo menos, 15 anos de suspensão total da pesca para repor o stock em níveis aceitáveis. O parecer, enviado à Comissão Europeia, adverte que o plano para a pesca da sardinha de Portugal e de Espanha não está a ser preventivo. Embora este parecer não tenha um caráter vinculativo, é tido em conta por Bruxelas no momento de definir limites à captura de sardinhas.
Além de ser um alimento saudável e barato, a sardinha é muito versátil. As receitas com o pescado geralmente são práticas e fáceis de fazer, como, por exemplo, a sardinha assada e as saladas variadas com o peixe. Outra deliciosa receita de sardinha é a torta salgada, que você pode reinventar com diversos ingredientes à sua escolha.
A sardinha também é um alimento que marca presença na comida japonesa: sashimis e sushis com esse peixe são ótimas pedidas. Existem também as receitas com sardinha em lata, que são ainda mais práticas e podem resultar em pratos deliciosos, como o clássico patê de sardinha.

 

Vamos aprender?

Bolinho de sardinha
Ingredientes:
– 1 lata de sardinha ao óleo escorrida.
– 1 ovo.
– 1 colher sopa de farinha de trigo.
– 2 batatas cozidas cortadas em cubos.
– Coentro picado quanto baste (pode ser substituído por cheiro verde).
– Sal e pimenta do reino quanto baste.

Preparo: Misture todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea. Modele os bolinhos no formato desejado e reserve. Aqueça uma frigideira com óleo e frite os bolinhos até ficarem dourados, sirva imediatamente.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no