Hoje vamos falar sobre o salmão nome dado a várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas, típicos das águas frias do norte da Eurásia e da América. Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar. O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez. A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, lobos, tubarões, baleias além de nós é claro. Muito apreciado tanto crú com assado ou grelhado com os mais variados molhos, hoje nossa receita será com legumes na manteiga, arroz branco e molho de maracujá, fruta muito conhecida e que nasce espontâneo nos zonas tropicais e subtropicais da américa esse fruto é da família Passifloraceae. Consumido principalmente em sucos, mas também pode ser feito caldas, molhos, mousse. A flor do maracujá e polinizada por um inseto conhecido com mamangava.
Vamos aprender?
Vamos à receita para duas pessoas
– 2 filés de salmão 250 grs cada.
– 50 grs de brócolis.
– 50 grs de ervilha congelada.
– 50 grs de cenoura cortadas em palitos.
– Sal e pimenta do reino quanto baste.
– 1 colher de sopa de manteiga.
Para o molho de maracujá:
– Polpa de 1 maracujá.
– Meia colher de sopa de açúcar.
– 2 colheres de sopa de creme de leite.
Preparo:
Em uma frigideira colocar um fio de azeite e a polpa de maracujá com o açúcar deixar caramelizar até começar a ficar dourado, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, ajustar o sal, reserve. Temperar os filé com sal e pimenta do reino grelhar na frigideira ou na churrasqueira ou assar no forno, passar
o legumes já cozidos na manteiga ajustar o sal. Monte o prato com o filé de salmão grelhado, os legumes passados na manteiga e o arroz branco, adicione o molho em cima do peixe. Bom apetite!