Salada Niçoise (pronuncia francesa ni swaz), é uma salada que se originou na cidade francesa de Nice. É tradicionalmente feito de tomate, ovos cozidos, azeitona Niçoise , anchovas , e regado com azeite . Tem sido popular em todo o mundo desde o início do século 20, e foi preparado e discutido por muitos chefs famosos. Delia Smith o chamou de uma das melhores combinações de ingredientes de salada já inventada e Gordon Ramsay disse que deve ser a melhor salada de verão de todos. Pode ser servido como uma salada composta ou como uma salada lanç. (preparo rápido). O atum cozido ou enlatado pode ser usado. Durante décadas, houve um desacordo significativo entre os tradicionalistas e os inovadores sobre quais ingredientes devem e não devem ser incluídos em uma salada niçoise. Segundo os tradicionalistas, exclui legumes cozidos. A salada pode incluir pimentões vermelhos, cebolas, alcachofra corações e outros vegetais crus sazonais. Feijão verde cru colhido na primavera, quando eles ainda são jovens, podem ser incluídos. No entanto, feijão verde cozido e batatas são comumente servidos em variações de salada niçoise que são populares em todo o mundo. A versão conhecida em Nice no final do século 19 foi uma combinação básica de tomate, anchovas e azeite, descrito como “alimento simples para as pessoas pobres”. Ao longo do tempo, outros ingredientes frescos e principalmente crus foram adicionados à salada como servido em Nice. Uma receita de Henri Heyraud, de 1903, em um livro chamado La Cuisine à Nice incluiu tomates, anchovas, alcachofras, azeite, pimentões vermelhos e azeitonas pretas, mas excluindo atum e alface. O tempero incluído é azeite, vinagre, mostarda e ervas finas. Antigo prefeito de Nice e autor de livros de culinária Jacques Medécin era um rigoroso tradicionalista da salada. Seu livro de receitas de 1972 Cuisine Nicoise: Receitas de uma cozinha mediterrânea pediam que a salada fosse servida em uma tigela de madeira esfregada com alho, e excluídos legumes cozidos: nunca, nunca, peço. Médecin escreveu que a salada deve ser feita predominantemente de tomates, que deve ser salgado três vezes e umedecido com azeite. Os ovos cozidos foram adicionados, e anchovas ou atum enlatado, mas não ambos. Incorporou vegetais crus tais como pepinos, alcachofras roxas, pimentões verdes, feijões de fava, cebolas, azeitonas pretas, manjericão e alho, mas nenhuma alface ou vinagre, de acordo com Rowley Leigh, Médecin acreditava que salade niçoise era um produto do sol e tinha que ser vibrante com os sabores nítidos e doces dos legumes do Mediterrâneo.
Vamos à receita
Ingredientes:
– Filés de aliche
– 2 ovos cozido, cortados em 4 partes
– 1 pepino, descascado e cortado em rodelas finas
– 2 tomates, cortados em 4 partes
– 100g de favas frescas, cruas e descascadas (opcional)
– 1 pimentão amarelo, cortado em tiras
– 1 pimentão vermelho, cortado em tiras
– 1 dente de alho descascado
– Azeite extravirgem
– 12 azeitonas pretas picadas sem caroço
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 lata de atum inteiro ao natural
– 5 rabanetes pequenos cortados em rodela
– 1 cebola em rodelas
Preparo:
Corte o dente de alho ao meio e esfregue a parte cortada de uma das metades nas bordas da saladeira na qual a salada será servida. Coloque nela o pepino, os tomates, os rabanetes, os pimentões, as azeitonas e as favas pode substituir por feijão branco. Regue com azeite a gosto e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Atenção: cuidado com o sal, pois depois irão os filés de aliche, que já são muito salgados.
Depois de bem misturado e temperado, disponha em decoração, ovos, aliches, tomates e o atum bem no meio da saladeira, parecendo uma flor. Regue com mais um pouco de azeite. Sirva gelada. Bon Appétit.