Rancho das flores
Nunca antes na História deste País, desta Cidade
Monte Alto, assim como toda cidade pequena, hoje nem tanto, deste Brasil varonil, teve épocas marcadas por fortes disputas políticas, algumas acompanhei, outras não. Houve anos que o prefeito eleito recebeu a chave do Paço Municipal pelas mãos da Guarda que estava de plantão na Prefeitura, já que embora não houvesse reeleição naquele tempo, o gestor não queria papo de transmissão de cargo para o eleito, principalmente, quando tinha ganhado do candidato que o mesmo apoiava.
Nunca ANTES na História deste País, desta Cidade 2
Confesso que fiquei surpreso com atitude da prefeita eleita, Maria Helena Rettondini, de levar um buquê de lírios brancos ao prefeito derrotado por ela nas últimas eleições municipais. Já trabalhei com ela na gestão da ex-prefeita Silvia Meira, fiel escudeira do atual prefeito João Paulo Rodrigues. Porém, confesso que Maria Helena vem me surpreendendo positivamente a cada dia que passa, e não sou de fazer média, embora sempre tenhamos tido um bom relacionamento, ela sabe que não votei nela, por isso, estou à vontade para escrever sobre sua pessoa sem puxa-saquismo. Em uma cidade em que já houve tempos de virem tropas da Polícia Militar para garantir a posse de presidente da Câmara, e de prefeitos não estarem presentes na solenidade para transmitir o cargo ao seu sucessor, levar lírios brancos simboliza a paz para o adversário político; uma bela atitude e visível virtude da sensibilidade que só algumas mulheres têm, e Maria Helena teve.
Por falar em flores, já está terminado a Primavera
Num ano em que as flores foram tão importantes para humanidade, a atitude da prefeita eleita, Maria Helena, oferecendo lírios ao atual prefeito, de repente me fez lembrar que a mais bela estação do ano, a Primavera, está indo embora. Ano 2020, infelizmente marcou um século, como em 1920, também marcado por uma pandemia, a da gripe espanhola – cem anos depois, a pandemia da Coronavírus. Como nunca, este ano, a Primavera foi muito importante para humanidade, e entre a beleza e o aroma das flores que exalam em nosso País, nosso Estado e nossa cidade, peço licença ao “Poetinha” como era chamado carinhosamente entre os amigos, o grande poeta Vinícius de Moraes, para homenagear a partida desta primavera especial. Ofereço a poesia “Rancho das Flores” para meus leitores, tanto aos que a conhecem como aos que ainda não conhecem.
Entre as prendas com que a natureza
Alegrou este mundo onde há tanta tristeza
A beleza das flores realça em primeiro lugar
É um milagre do aroma florido
Mais lindo que todas as graças do céu
E até mesmo do mar
Olhem bem para a rosa
Não há mais formosa
É flor dos amantes
É rosa-mulher
Que em perfume e em nobreza
Vem antes do cravo
E do lírio e da Hortência
E até mesmo do puro e gentil malmequer
E reparem no cravo o escravo da rosa
Que é flor mais cheirosa
De enfeite sutil
E no lírio que causa o delírio da rosa
O martírio da alma da rosa
Que é a flor mais vaidosa e mais prosa
Entre as flores do nosso Brasil
Abram alas pra dália garbosa
Da cor mais vistosa
Do grande jardim da existência das flores
Tão cheias de cores gentis
E também para a Hortência inocente
A flor mais contente
No azul do seu corpo macio e feliz
Satisfeita da vida
Vem a margarida
Que é a flor preferida dos que tem paixão
E agora é a vez da papoula vermelha
A que dá tanto mel pras abelhas
E alegra este mundo tão triste
No amor que é o meu coração
E agora que temos o bom crisântemo
Seu nome cantemos em verso e em prosa
Porém que não tem a beleza da rosa
Que uma rosa não é só uma flor
Uma rosa é uma rosa, é uma rosa
É a mulher rescendendo de amor
Cidade Engessada
Claro que a administração da prefeita eleita é por quatro anos, portanto, não se pode exigir que ela faça tudo de imediato. Agora, uma das travas da cidade, principalmente para investimento e geração de empregos é, sem dúvida alguma, o Plano Diretor, que era para ter sido revisado em 2018, uma vez que foi implantado e regulamentado em 2007, e alterado em 2011. Já em 2012 houve nova redação e uma alteração. Hoje, a cidade está com sérias dificuldades, inclusive de investimento privado, porque o empresário não sabe o que fazer em área que é exigido um recuo de cinco metros, enquanto o seu vizinho só tem dois, sem contar com empresas que não conseguem se regulamentar. Existem inúmeros estabelecimentos em ambiente totalmente industrial que não conseguem se legalizar, ou seja, a cidade de Monte Alto hoje está engessada e capenga, e precisa urgentemente de um novo plano Diretor que seja condizente com sua dimensão para seu desenvolvimento.
Dia 8 é histórico para humanidade
O dia 8 entra mais uma vez para a história da humanidade, vejamos alguns exemplos:
Foi no dia 8 de março de 1908 que foi criado o Dia Internacional da Mulher.
Foi no dia 8 de maio de 1945 que a Alemanha Nazista assinou a rendição da segunda Guerra Mundial.
Foi no dia 8 de dezembro de 1980 que emudeceu para sempre uma das vozes do Universo, sendo assassinado John Lennon.
Foi no dia 8 de dezembro 2020 que o primeiro ser humano, uma mulher de 90 anos,
Margaret Kee Nan, foi vacinada na Inglaterra contra a epidemia que disseminou parte da humanidade no século 21, a da COVID 19.
Para os católicos, 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, símbolo da fé do catolicismo.
Por mais quantos dias 8 a humanidade será marcada?