Querido professor

Facebook
WhatsApp

O mundo, professor, aplaudir-te-á em breve, porque o reconhecimento do seu trabalho será constante. Aqueça seu coração. Seus dias de glórias chegarão montados num belo cavalo branco como se fosse a histórias que tu contaste aos teus alunos. A valorização da docência não é conto de fadas e nem utopia. É uma realidade que precisava ser enxergada com olhar poético e de gratidão.

Não tema as inteligências que surgem aos montes. A tua sapiência ninguém tira. Elas, na verdade, estão deixando a sociedade sem criatividade e preguiçosa. Você, querido professor, vem tentando mostrar a importância de se pensar, questionar o mundo em que vive, de ler e saber escrever bem. Suas palavras confortam os discentes que te procuram para um diálogo, porque tens alma e coração. É por isso que nenhuma tecnologia no mundo o substituirá. Não tema e alerte os seus alunos sobre os perigos que entram quando fazem o uso excessivo daquilo que os deixam doentes.

Entenda um fato – ou realidade -: você sempre será lembrado pelos teus feitos. Não dê motivos para que falem do seu trabalho. Exerça-o com afinco, amor e humildade. Não pare no tempo. Busque sempre novos conhecimentos, novas didáticas, ame e seja amado. Use a comunicação não violenta para se dirigir aos seus alunos. Lembre-se de que o que dissermos em sala ecoará por toda a eternidade na memória dos nossos alunos. Seja digno ao ponto de te aplaudirem.

Hoje em dia, o trabalho pedagógico já não é mais o suficiente. Nenhum método de ensino/aprendizagem surgirá efeito se você não olhar nos olhos do aluno e tentar enxergar sua alma e coração. Há almas que gritam desesperadamente dentro de um corpo que ri e engana a si mesmo. Nossos alunos querem muito mais do que uma boa aula. Eles precisam ser motivados e encorajados neste mundo doentio. Nem sempre terão o suporte dentro de suas próprias casas, porque, às vezes, o grande conflito está dentro da casa que habitam. É por isso que recorrem ao professor.

Mas também não abrace o mundo. O seu mundo já é conturbado e, infelizmente, não dá para abraçar o mundo do outro que está desabando. A gente sempre fará mais e mais pelo outro, todavia somos seres humanos e precisamos do nosso refúgio. Precisamos colocar o corpo e a cabeça para descansarem para que cada ano letivo a nossa bateria seja carregada e renovada. Feliz dia, professor! Aplaudo-te de pé mesmo com tantos obstáculos que vem enfrentando no dia a dia. Entretanto, é por pouco o tempo. O mundo te aplaudirá e te estenderá um tapete vermelho. Aguarde. Eu creio!

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no