Qual é seu nome?

Facebook
WhatsApp

Seu nome é sua identidade.
Todos temos um nome. Ele é um substantivo próprio e o escrevemos com letra maiúscula.
Desde a infância, crianças têm os nomes que receberam ao nascer. Nós, pais, educadores e familiares, temos o compromisso de compartilhar com as crianças aspectos importantes da trajetória de suas vidas. O nome é importante. Ele ocupa forma de expressão, e cada uma das crianças, mostra, na formação infantil, que já tem um lugar privilegiado.
E mesmo com seus nomes, seja de qualquer forma, menino ou menina, têm já sua razão de viverem como seres humanos.
E desde muito pequena, já na escola, a criança aprende em contato com outras pessoas, mesmo em grupo pelo qual se insere, que é a grande responsável pelas conquistas que realiza.
A integração da criança no grupo, ou mesmo só, é iniciada pela aceitação de sua pessoa a partir da identificação do seu nome. Daí saber também o nome dos demais colegas. Isso se dá com jovens, adolescentes, adultos…
Saber o nome de alguém é distingui-lo mesmo só ou num conjunto, para estabelecer com ele, o grupo, uma relação mais próxima. Como é bom chamar a pessoa pelo nome.
A tudo se dá um nome. O nome das pessoas varia de um lugar para outro. Crianças e pessoas de outros países têm nomes diferentes. Por exemplo: Charles (Carlos), Paul (Paulo), John (João), Saulo é o nome hebraico de Paulo, etc; e cada nome se escreve de um jeito: Beatriz, Rosa, Izilda, Tânia…
A tudo se dá um nome: material escolar, artigos de loja, utensílios de cozinha, estados, animais, produtos de beleza, flores, roupas, cidades, rios, etc.
Aos seres humanos, incluindo o meu e o teu nome, é possível identidade, pois o nome define, garantindo assim o ajustamento de todos na cidade, na comunidade, na escola.
E o seu nome? Você sabe quem o escolheu? Você sabe o que ele significa? Além de seu nome próprio, cada pessoa tem uma experiência, uma história. E até apelido. O nosso amigo João Antônio tem o alcunha de Jurema. Outro, também amigo, tem o apelido de Rodela, e se chama Roberval. E tanto outros que conhecemos, todos uns amores. A cada apelido, uma pequena história.
O Edgar por exemplo, que trabalha como balconista, tem o seu Gar Gar como chamamento. Ele vai terminar estudos no EJA e quer ser chamado por Edgar mesmo. E quando se formar: Dr. Edgar. Que lindo!
Alguns nomes chamam a nossa atenção por serem cômicos: Maurício é o seu nome e o tratam Pingo. Ela é tratada como Portuga, mas seu nome é Maria.
Nomes masculinos e femininos são surpreendentes nos Cartórios. Ex: Eulâmpio(a), Nachat(a). tudo vai da escolha.
Já alguns nomes são adjetivos, mas ficam bem (na Língua Portuguesa) são: Perpétua, Linda, Natividade, Divina, Sétimo, etc; já os gêmeos possuem nomes lindos e interessantes: Osmar e Osmarina, Sales e Salete, Marion e Mariená, Samuel e Sâmela, etc.
Interessantes, fortes, de expressão significativa, estes nomes, todos no Cartório estão, porque ficam ali registrados e não podem ser mudados.
Nosso nome é nossa identidade. E você, qual é o seu nome? Seja especial, raro, comum, ele define você, ele reconhece você em qualquer lugar que esteja. Parabéns! Gosto muito de Sofia, Cláudia, Chaiene, Katiusha, Natiele e outros tantos.
Parabéns! Todos os nomes são lindos!

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez