Cidade do Sonho! Monte Alto também é cidade da Realidade. Da Realidade que vivemos e vivenciamos por muito tempo. Na Educação, principalmente, vivemos com oportunidades e chances de termos aprendizagem nota 100.
Passaram os anos da Escola. Mas ainda me lembro de quando iniciei meus estudos com cinco anos de idade. Nesta data cursei a pré-escola no Grupo Escolar Dr. Raul, com a Professora Maria do Carmo Caldas, e com seis anos, minha mestra era Dona Maria Eugênia Freire de Andrade Gatti. Tempo bom!
No ano seguinte entrei no primeiro ano com Dona Idalina (D. Filhinha), minha Professora. E minha alegria era querer ser alfabetizada. Saber ler e escrever era minha grande vontade.
A cartilha chega para todos os alunos. Seu nome: Caminho Suave, escrita por Branca Alves de Lima. Orgulho era o meu de ter esta Cartilha para entender mais, aprender mais e saber mais sobre as letras do alfabeto e a composição das palavras.
Professora Branca nasceu no interior de São Paulo, em 1.911. Escreveu esta famosa Cartilha em 1.948. Nesta data eu tinha seis anos e já com sete, a tinha junto comigo. E todos os alunos na classe com a cartilha, um verdadeiro livro do saber. Em suas páginas um sistema de ensino prático e de fácil compreensão. Com linguagem própria, criada no Brasil por uma professora Brasileira, a cartilha Caminho Suave nos dava orgulho de ser brasileira. No Processo de Ensino-Aprendizagem pelas crianças no século XXI foi um sucesso. Jovens e Adultos também a usaram com sabedoria. As crianças se surpreenderam.
As gerações nascidas nas décadas de 50, 60, 70 e 80, e em meados de 90, se lembram muito bem da cartilha Caminho Suave e que, em suas páginas, o sistema de ensino era de compreensão fácil. Muitos Educadores e Educadoras acompanharam Professora Branca e faziam do Brasil um País onde a Educação era e é uma coisa séria.
Professora Branca nos deixou em 2001, aos 90 anos. Muitos professores agradeceram e agradecem a colaboração desta verdadeira heroína nacional. Ela deve ser lembrada por nós, sempre em nossa vida – nunca esquecida. Ela que fez a Educação do nosso Brasil e merece nossa gratidão. Aprendemos muito com esta Cartilha e quem foi alfabetizado(a) com ela não escreve com tantos erros de português. Professores hoje aposentados(as), como eu, não esquecem da Caminho Suave e nem da Professora Branca Alves de Lima.
Desenhos, figuras, recortes, ótimo colorido, letras em tamanho especial, capa maravilhosa nos eram apresentados pelo ano todo. E no final do ano escolar (2º ano) – muitos a devolviam para alunos dos próximos anos. Pais compravam Caminho Suave para ter em suas casas. As figuras e carimbos também nos ajudavam na alfabetização e aprendizagem. Mamães encontravam nesta cartilha um meio fácil de ensinar também seus filhos em casa, aprendendo mais rápido. Professora Branca inovava, enfrentava desafios, fazia a diferença, trazia na alfabetização resultados que atravessavam gerações.
Um fato… me lembro com saudade.
Enquanto eu estudava nestes quatro anos na Escola Dr. Raul, e por muito tempo, meu pai Américo Salvaterra, Sr. José Oliver e Salvador Salvaterra Filho (Tio Salvinho), também trabalhavam juntos e aqui. Pela manhã Sr. José passou de classe em classe procurando pelo dono (a) da Cartilha. À tarde, meu pai fez o mesmo trabalho e nada. Eram seis salas de aula com muitos alunos. Fui até a Sala dos Professores e disse:
– Pai, Branca Alves de Lima é a autora da Cartilha. Se não possui nome, esqueceram de nomeá-la. Com certeza alguém vai procurá-la.
Queridos Educadores de Monte Alto:
Professora Branca Alves de Lima deveria ser a Patrona da Educação. Jamais esquecemos do que aprendemos com esta Cartilha e com esta Mestra. Uma salva de palmas a ela com carinho.
Homenagem aos Professores e Diretores
Em nome da Professora Terezinha Antonieta Ulian, saúdo todos os Professores e Diretores que já se foram.
Em nome da Professora Maria Imaculada Conceição Salvaterra saúdo os Professores e Diretores aposentados.
Em nome da Professora Cida Costa saúdo os Professores que ministraram aulas no PEJA e EJA desta cidade.
Em nome da Professora Cláudia Denadai de Oliveira saúdo Professores e Diretores que estão na ativa, com aulas presenciais, dando ao Magistério da Educação o melhor de si. Guerreiras(os), competentes, dedicadas(os) e que muito merecem aplausos do povo montealtense. Professores exemplares, dignos de louvor pelo seu trabalho – todos são Mestres Divinos.
Parabéns a todos! Obrigada pela coragem, bondade, capacidade, brilhantismo de ser o(a) Professor(a) que forma outros profissionais. Abraços da Professora Carmen Dolores Salvaterra Grecco e o meu agradecimento verdadeiro e de coração a todos, indistintamente.